Inmeq encerra fiscalização de produtos juninos

O Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas encerrou nesta sexta-feira, 27, a vistoria nos produtos que compõem o balaio junino, com produtos comercializados nesta temporada em supermercados, mercadinhos, e mercearias de Maceió e das cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema e São Miguel dos Campos. Ao todo foram verificados produtos de 17 marcas conhecidas como: Coringa, Yoki, G. Barbosa, Novo Milho, Cuscumil, Extra, Serigy, Bompreço, Vitamilho, São Braz, Coco do Vale, Mais Coco, Líder, Sol, Sinhá, Nutrivita e Super Sena.

No laboratório do órgão foram analisadas amostras de: 30 amostras de leite de coco, 25 de coco ralado, 27 de farinha de milho, 23 de preparo para canjica, 15 de preparo para bolo, 26 de bolo e 10 de xerém de milho. Dos 156 produtos fiscalizados, duas marcas foram reprovadas: Super Sena (bolos que apresentavam valor nominal desigual) e Serigy (leite de coco, recipiente de 200 ml), por estarem apresentando quantidade inferior ao indicado nas embalagens.

A operação junina teve inicio no dia 12 de maio, com o pessoal técnico vistoriando os locais de vendas destes produtos em Maceió e em algumas cidades do interior.

Para o gerente metrológico José Wilma Padilha, o principal objetivo dessa fiscalização é a defesa do consumidor que, ao adquirir estes produtos terá a confiança que não será lesado. Segundo ele, o índice de reprovação este ano foi de 1,9% menor que os anos anteriores, devido à atuação constante dos técnicos do órgão nesta área.

Padilha afirmou ainda, que os fabricantes dos produtos reprovados foram autuados, multados e terão o prazo de 15 dias para corrigir os erros e retirar os produtos do mercado. A multa pode ser de R$ 1.415,00 ou de R$ 7.365,63, de acordo com o agravante, do porte da empresa, o número de erros encontrados, e se a empresa é reincidente junto ao Inmetro.

Ele lembra aos consumidores que, ao sentirem-se lesados, denunciem através do telefone: 3218-9100, 3218- 9130 e 3218-9135.

Fonte: Ascom Inmeq

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos