Moradores protestam contra projeto de urbanização da orla lagunar

Sionelly Leite/Alagoas24horasMoradores do Vergel reivindicam contra o Estado

Moradores do Vergel reivindicam contra o Estado

Horas antes da assinatura da ordem de serviço do projeto de reurbanização da orla lagunar de Maceió, pelo governador Teotonio Vilela Filho, com recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), moradores do bairro do Vergel do Lago interditaram na manhã desta terça-feira, 1º, as duas pistas da Avenida Senador Rui Palmeira, próximo ao antigo Caic.

Segundo os moradores, o protesto se dá contra a construção de mais de 300 habitações populares na região, o que segundo os manifestantes acabaria com a única área destinada ao lazer na região. Os moradores afirmam que existem outras áreas que poderiam ser destinadas à construção das residências.

Os manifestantes interditaram as pistas virando contêineres e ateando fogo a paus. Integrantes do Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar estão no local negociando a liberação da avenida. Por ser uma via de grande fluxo, um pequeno congestionamento já é verificado no local.

A obra de reurbanização da orla lagunar está orçada em R$ 35 milhões, sendo R$ 5 milhões de contrapartida do Governo do Estado. Das 1.181 famílias beneficiadas, 360 permanecem na região do Dique Estrada, onde será construída a Vila São Pedro, enquanto 821 famílias seguirão para o conjunto Santa Maria, que será construído no Tabuleiro do Martins.

As famílias que dependem da pesca do sururu vão morar na Vila São Pedro, enquanto aquelas que não dependem da lagoa para a sua sobrevivência vão residir no conjunto Santa Maria. O projeto ainda contempla a infra-estrutura de abastecimento d’água, esgotamento sanitário, rede de distribuição de energia elétrica e drenagem de águas pluviais.

Governador

Durante a assinatura da ordem de serviço, o governador Teotonio Vilela Filho afirmou que o Governo pecou "por não ter divulgado melhor o projeto de reurbanização da orla lagunar" e ressaltou que o projeto trará grandes benefícios como a revitalização da orla, a extinção das favelas e a moradia digna para todos.

"Este projeto é o início da desfavelização. Vai começar pela Sururu de Capote, mas há projetos futuros para as demais", explicou Vilela, reforçando ainda que o projeto contempla ainda área de lazer e verde e que será respeitado.

atualizado às 11h05.

Fonte: Com Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos