Após negociação, sem-teto desocupam Agência de Habitação

Depois de algumas horas de ocupação da Agência de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (ADHU) o grupo de moradores da Favela de Lona, localizada no Eustáquio Gomes e do prédio desativado do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), da Praça dos Palmares, decidiram desocupar o prédio. A desocupação foi motivada pela promessa de negociação com a prefeitura de Maceió que pretende garantir moradia fixa para os sem-teto.

Em conversa com a representante da agência, Ângela Pain, o grupo exigiu uma definição do governo do Estado quanto à transferência dos moradores para habitações populares. A agência garantiu que vai intermediar a discussão com a prefeitura de Maceió a fim de que, pelo menos, as famílias que ocupam o prédio do INSS – que receberam ordem de despejo – sejam remanejadas para um conjunto habitacional mantido pela prefeitura.

“A grande preocupação da agência, no momento, é garantir que as famílias que receberam ordem de despejo tenham para onde ir. Não podemos confirmar nada, antes de conversar com a prefeitura de Maceió, o que deve aconteceu em breve”, disse a assessoria de comunicação da ADHU.

Os moradores são representados pela Central de Movimentos Populares e reivindicam a transferência de parte dos moradores para o residencial Verdejantes II, cuja construção está prevista dentro do projeto de reurbanização da orla lagunar de Maceió, com recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A assessoria da ADHU disse ainda que seus projetos de habitação popular, que deverão beneficar diversas famílias carentes, está em processo de desenvolvimento e que no momento, a agência está pleiteando linhas de financiamento para executá-los.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos