Hemoal realiza encontro com voluntários

Para fidelizar e tornar os doadores de sangue habituais agentes multiplicadores no processo de captação de sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza neste sábado, 05, às 9 horas, no auditório da instituição, encontro com os voluntários da Associação dos Doadores de Sangue de Alagoas (Adsal). A entidade, cujo estatuto foi formatado com a participação de doadores de sangue que há 25 anos praticam a doação e de alagoanos que têm o intuito de se candidatar ao gesto solidário, foi uma iniciativa de quatro estagiárias do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A criação da Adsal, cuja idéia foi acatada pela direção do Hemoal, uma vez que, diariamente, o Serviço Social do órgão trava uma batalha para conquistar os alagoanos dispostos a tornarem-se doadores de sangue e, com isso, manter estabilizado o estoque da Hemorrede Pública, primará pela fidelização dos doadores habituais e a conquista de novos candidatos à doação. Isso porque, o Hemoal é responsável por abastecer todos os hospitais, mini pronto-socorros, maternidades e unidades de emergência do Estado, visando atender a grande demanda de transfusões.

A idéia da criação da Adsal aconteceu após uma pesquisa realizada no Centro de Processamento de Dados (CPD) do órgão e em relatórios confeccionados pela Ouvidoria do hemocentro alagoano, que subsidiou informações sobre o perfil dos doadores e as dificuldades enfrentadas por eles. “O Hemoal tem como missão gerenciar a política de sangue e hemoderivados e trabalhar para ofertar sangue em qualidade e quantidade suficiente às transfusões solicitadas, por isso, a Adsal tem o propósito de fomentar essa consciência cidadã nos alagoanos”, acredita a assistente social, Graça Padilha, que gerencia os trabalhos da associação.

Ainda segundo ela, por meio da Associação, que representa mais um projeto pioneiro do Hemoal, espera-se que o percentual de doações aumente, já que os associados trabalharão como agentes multiplicadores. “O nascimento da associação representa um marco para a história do órgão, por representar mais um trabalho pioneiro, e se caracterizar como um mecanismo de interação com o doador, ouvindo as suas reivindicações, unindo-o e mobilizando-o na árdua tarefa de conquistar novos doadores de sangue”, salienta, lembrando que maiores informações podem ser obtidas por meio do telefone 3315-2109 e do e-mail: hemoal@saude.al.gov.br .

Fonte: Assessoria Hemoal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos