Porto Calvo recebe Mutirão da Cidadania

TJ-ALMutirão da cidadania prestará serviços em Porto Calvo

Mutirão da cidadania prestará serviços em Porto Calvo

O município de Porto Calvo, no litoral norte do Estado, receberá nesta sexta-feira (18), a segunda etapa do Mutirão da Cidadania da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). O objetivo principal do evento é proporcionar serviços aos cidadãos do interior, evitando que os mesmos se desloquem até a capital. Entre as ações programadas estão mais de cem coletas gratuitas de sangue para exames de investigação de paternidade, palestras para estudantes da rede pública de ensino e curso para servidores do Judiciário.

Para o desembargador José Carlos Malta Marques, diretor-geral da Esmal, eventos deste tipo são muito importantes pois aproximam o Poder Judiciário do cidadão mais carentes, que enfrentam todo tipo de dificuldade em seu cotidiano. “Esse Mutirão da Cidadania foi a forma mais eficaz que encontramos para trazer os serviços da Esmal para a população do interior do Estado, muitas vezes esquecidas pelo poder público e que encontra grandes obstáculos para se deslocar a Maceió em busca desses serviços”, explicou Malta Marques.

As atividades acontecerão simultaneamente durante todo o dia. Os municípios de Maragogi, Matriz de Camaragibe, Paripueira, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras e São Luiz do Quitunde também serão beneficiados com o Mutirão. Ainda segundo o desembargador Malta Marques, em uma atividade deste tipo “centenas de pessoas serão atendidas, numa forma de agilizar os processos de DNA, treinar os servidores para melhor atender os jurisdicionados e distribuir conhecimento às crianças e jovens com palestras educativas”.

Palestras

Os alunos da rede pública de ensino poderão participar de cinco palestras, organizadas pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola, concentradas no colégio estadual do município. Entre os temas abordados, destaque para abuso sexual, drogas, eleições e exames de DNA. “Concentraremos todas as palestra em apenas uma escola, mas com vários locais distintos, deixando a critério dos estudantes a escolha do tema de sua preferência. A novidade desta etapa do projeto é a capacitação de professores, que também terão uma programação específica no evento”, destacou a juíza Fátima Pirauá, responsável pela coordenação de Projetos Especiais da Esmal.

Cerca de cem servidores do Poder Judiciário, que atuam nas comarcas circunvizinhas, participarão de uma capacitação com o juiz João Dirceu Soares Moraes, responsável pela coordenação de cursos para servidores da Esmal. O curso acontecerá no auditório do Tribunal do Júri e terá como tema “Aspectos Práticos dos Prazos Processuais”. “Muitos servidores do interior têm dificuldade de se deslocar até Maceió para participar dos cursos que ofertamos e por isso estamos levando o curso até eles, objetivando capacitar todos os servidores o Judiciário, sem distinção”, enfatizou o magistrado.

Fonte: TJ-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos