Greve dos Correios deve acabar hoje

Os funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) de Alagoas votam na tarde desta segunda-feira, 21, pelo retorno imediato das atividades. A medida segue a deliberação nacional da categoria que conseguiu fechar acordo entre o sindicato e o ministro das Comunicações, Hélio Gomes.

De acordo com o presidente do sindicato dos Funcionários dos Correios em Alagoas, José Balbino, a deliberação nacional é que seja votado em assembléia hoje o fim da greve e o retorno imediato às atividades. “Basicamente, todas as reivindicações básicas foram atendidas, por isso votaremos o fim da greve”, explicou Balbino.

Em Alagoas, a greve tem atrasado a entrega de cerca de três milhões de objetos. Apenas os funcionários de alguns Centros de Distribuição (CDDs), assim como aos funcionários do Sedex no Tabuleiro mantêm os serviços na totalidade, os demais aderiram à greve.

A categoria reivindica a adoção de um novo plano de carreiras, cargos e salários; mudanças na forma de distribuição da participação nos lucros e resultados; e o cumprimento, pela ECT, do termo de compromisso que garante adicional de 30% sobre o salário dos carteiros, assinado pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, em novembro do ano passado.

“O acordo nacional prevê o adicional de 30% para os carteiros. Conseguimos para Alagoas a contratação de mais 21 carteiros em caráter emergencial. Esse número não resolve o problema, mas minimiza a sobrecarga de trabalho. Em Alagoas são cerca de 620 carteiros e precisamos de mais 100 profissionais para suprir a carência. Acreditamos que em breve esteja sendo feita novas contratações”, completou o sindicalista.

No acordo com o ministro das Comunicações, foi garantido que não haver o desconto do salário pelos dias parados e que para isso será substituída as horas paradas por um banco de horas. O acordo contempla ainda as gratificações para os funcionários. Os carteiros receberão uma gratificação de 30% do salário – retroativo a junho de 2008 -, enquanto os atendentes e os motoristas receberão R$ 260. O impacto é de R$ 10 milhões por mês.

Os sindicatos seguirão discutindo com os Correios o termo do Plano de Cargos, Carreiras e Salários e a data-base da categoria.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos