Encontro Regional de Educação Ambiental

GoogleGoogle

Graças a um trabalho conjunto desenvolvido pelas secretarias de meio ambiente e recursos hídricos de Alagoas e de Sergipe, as cidades de Penedo e Jequiá da Praia sediam, até 26 de julho, o 6º Encontro Regional de Educação Ambiental em Áreas de Manguezal.

O objetivo do evento é criar oportunidades para que educadores, ambientalistas, pesquisadores, gestores públicos, técnicos, pesquisadores, marisqueiros, empresários, instituições e interessados na preservação dos manguezais, possam trocar experiências e informações. Além dos órgãos ambientais dos Estados de Alagoas e Sergipe, o encontro recebe o apoio e o patrocínio de um grande número de parceiros.

O encontro prevê uma vasta programação técnica, institucional e cultural, cujo eixo principal serão as diversas palestras e mesas redondas dedicadas a debater sobre os fatores que ameaçam a sobrevivência dos manguezais. As mesas redondas discutirão as práticas sustentáveis em áreas de manguezal e as ações de gestão e educação ambiental em unidades de conservação que englobam vegetação de manguezal.

Atividades como aqüicultura, piscicultura, maricultura, carcinocultura (criação de camarões) e outras relativas à exploração econômica desordenada em áreas de manguezal ou do seu entorno, serão avaliadas em relação ao impacto ambiental que provocam nos manguezais, vítimas também do avanço indevido da especulação imobiliária e da pesca e coleta predatórias.

Todo esse processo de debate, que será entremeado de visita técnica à Foz do Rio São Francisco e apresentação de manifestações culturais ligadas às comunidades ribeirinhas, terá como foco a sensibilização do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil para a importância do manguezal como prestador de serviços ambientais de primeira ordem. Os mangues são elementos essenciais para reprodução da vida nas zonas costeiras.

Depois de Penedo, que sediará também minicursos e oficinas dedicadas à mesma temática, o 6º Encontro Regional será encerrado com uma programação especial na cidade de Jequiá da Praia, no dia 26 de julho próximo, ocasião em que será oficializada a denominação daquela cidade como “Cidade dos Manguezais”.

Ainda no mesmo dia, haverá uma mesa redonda dedicada à “Gestão Integrada de Reservas Extrativistas – Resex” e a posse do Conselho Gestor da Reserva Extrativista de Jequiá da Praia, uma unidade de conservação federal localizada naquele município.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos