Abertas inscrições para oficina de animação

Estão abertas as inscrições para a oficina de Animação do Núcleo de Produção Digital de Alagoas (NPD-AL) até à meia-noite do dia 30 de julho, quarta-feira. O curso, ministrado por Marcos Buccini (PE), será realizado entre os dias 04 e 08 de agosto, das 14 às 18h, na Faculdade Integrada Tiradentes (FITS).

A oficina irá abordar os conceitos básicos da técnica de animação em stop-motion, através de exemplos e exercícios práticos a serem realizados pelos alunos. Serão trabalhados os diversos tipos de animação – massinha, bonecos, objetos e pixelation -, noções de roteiro, argumento e produção de storyboard, construção do boneco e do cenário, iluminação, edição de imagem, som e finalização do filme. Como produto final, os grupos de alunos deverão produzir uma animação de 15 a 30 segundos sobre um tema proposto pelo instrutor.

Marcos Buccini é animador e possui graduação, especialização e mestrado em design pela Universidade Federal de Pernambuco. Juntamente com Diego Credidio, é o idealizador e diretor da animação para a web A Árvore do Dinheiro, grande vencedora do Anima Mundi Web e do Festival de Vídeo do Recife no ano de 2002. Até 2006, Marcos coordenou o núcleo de animação da Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso), onde dirigiu com Plínio Uchôa o curta de animação A morte do Rei de Barro, vencedor de 10 prêmios em festivais brasileiros, entre eles o de melhor cenografia e trilha sonora no Festival de Animação de Gramado em 2006. Sua última animação, Na corda bamba, já recebeu 6 prêmios em festivais.

Serão ofertadas 25 vagas e caso haja um número maior de inscritos, o critério de seleção será a avaliação, pela comissão gestora e equipe técnica do núcleo, de um questionário a ser respondido por todos os interessados e enviado como anexo para o e-mail olharbrasil.al@gmail.com. O questionário pode ser baixado pela internet no endereço www.olharbrasilalagoas.blogspot.com.

Os candidatos que já participaram de oficinas do núcleo podem repetir as respostas do questionário anterior ou aprimorá-las, caso julguem necessário, porém, devem atentar para as modificações nas questões e para a necessidade de uma nova resposta para a pergunta número 3.

As oficinas do Olhar Brasil Alagoas são gratuitas e só serão aceitos na seleção candidatos que enviarem o questionário por e-mail com todas as questões respondidas até à meia-noite do dia 30 de julho, quarta-feira.

Olhar Brasil Alagoas

O Olhar Brasil Alagoas é uma iniciativa de apoio e fomento à atividade audiovisual local, através de ações de formação, qualificação técnica, difusão e acesso público a serviços de captação e edição de imagem e som em plataforma de alta definição. O projeto é resultado de um convênio entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-AL) e agrega instituições parceiras que também compõem o conselho gestor, como ABD-AL, SESC, SESI, IZP, UFAL e FITS.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos