Censura nos sites em Pequim

O porta-voz da organização da Olimpíada de Pequim, Sun Weide, assumiu na manhã desta quarta-feira, aqui em Pequim, que vai manter a censura na internet.

Segundo ele, alguns sites não serão liberados por questões políticas, contrariando o pedido do Comitê Olímpico Internacional no sentido da liberdade de imprensa.

Grupos ligados a movimentos pela libertação do Tibete estão proibidos de se manifestar, sob pena de prisão. Os jornalistas ficaram revoltados com tal decisão e prometem apelar, mais uma vez, para o COI, para que o órgão interceda junto ao governo chinês.

Enquanto isso, as autoridades ligadas aos Jogos continuam com preocupações extremas em relação aos problemas causados pela poluição na capital chinesa. Pessoas usando máscaras nas ruas é a coisa mais comum por aqui. A manhã desta quarta-feira teve céu encoberto, o que é comum, e a poluição aumentou, apesar dos esforços no sentido contrário. Existe a possibilidade de alguns atletas competirem de máscara, caso sintam necessidade, para que não sejam prejudicados com problemas respiratórios.

Depois da chegada da delegação do remo, nesta quinta-feira será a vez das meninas do basquete e saltos ornamentais. Aos poucos, a Vila Olímpica vai ganhando contornos e cores diferentes. As delegações vão chegando e os atletas se confraternizando, pelo menos, até o momento em que irão competir.

Os voluntários, em sua maioria meninas, têm procurado atender e tirar as dúvidas dos jornalistas, mas estão esbarrando no idioma inglês. Aqueles que conseguem falar a língua universal não o fazem de boa forma e a comunicação fica interrompida.

Outro problema é que os chineses não conseguem resolver um assunto, por mais simples que seja, sozinhos. Normalmente um pergunta ao outro, que pergunta a um terceiro, que acaba sem a resposta desejada.

O acesso ao complexo olímpico está limitado ao pessoal da organização, atletas e jornalistas, mas os curiosos, principalmente aqueles que querem ver o belo estádio Ninho de Pássaro, não se cansam de tirar fotos, mesmo a uma distância de quase 200 metros do complexo. Grades circundam todo o complexo olímpico, impedindo a aproximação de curiosos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos