‘Salve quatro vidas e cuide da sua saúde’

Faltando três dias para o término da Campanha “Salve quatro vidas e cuide da sua saúde”, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) descentraliza, mais uma vez, a captação de candidatos à doação de sangue. Nesta quarta-feira, até às 17 horas, a Unidade Móvel estará na sede da Polícia Federal, no bairro de Jaraguá.

A coleta itinerante atenderá aos policias federais e aos voluntários que comparecerem à instituição, além de vaciná-los contra Rubéola. Isso porque, a partir do dia 09 de agosto, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional Contra a Rubéola e, ao se vacinar, o candidato fica impedido de doar sangue por um período de 30 dias.

Assim, para não haver diminuição do percentual de doadores em Alagoas, a direção do Hemoal está promovendo esta campanha preventiva. Mas, caso os voluntários prefiram, podem se dirigir até a sede do Hemoal, no bairro do Trapiche, ou ao Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar).

Para se candidatar à doação, é necessário que além de estar em perfeito estado de saúde, o voluntário tenha idade superior a 18 anos, 50 kg e porte um documento de identificação com foto. Além destes pré-requisitos o doador não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Não é permitida a doação para as gestantes e lactantes e, no caso dos homens, uma nova doação pode acontecer após dois meses, já para as mulheres, esse prazo se estende para três.

Rubéola
De acordo com o Ministério da Saúde, há um compromisso, com a Organização Mundial de Saúde (OMS), de erradicar a doença até 2010 e, este ano, o alvo da campanha são homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos de idade. A Rubéola é uma doença infecto contagiosa causada pelo Togavírus e sua característica mais marcante são as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro.

O contágio ocorre, geralmente, pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal. A Rubéola congênita, ou seja, transmitida da mãe para o feto, é a forma mais grave da doença, já que pode provocar malformações como surdez e problemas visuais na criança.

Fonte: Josenildo Törres

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos