Valente lança campanha contra rubéola

Secretaria de Estado da Saúde em articulação com a Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca lançou as campanhas de vacinação contra a poliomielite (2ª etapa) e erradicação da rubéola. A meta, segundo o secretário de Estado da Saúde, André Valente, é vacinar contra poliomielite, 95% das crianças de zero a cinco anos de idade, no período de 04 a 15 deste mês, garantindo o certificado de erradicação no Brasil. Já a campanha de vacinação contra rubéola, lançada oficialmente, na última quinta-feira, deve vacinar cerca de 1 milhão de alagoanos, entre 9 de agosto a 12 de setembro. O objetivo de eliminar a síndrome da rubéola no país.

O secretário André Valente, voltou a pedir o engajamento dos gestores municipais para conseguir atingir as metas exigidas nas duas campanhas e falou dos perigos que representam os vírus causadores da pólio e da rubéola, principalmente nas gestantes. Em sua avaliação o maior prejuízo é social.

“Desde 1989 nos livramos da poliomielite. O esforço de todos deu a condição do país ficar livre desse mal. Só quem passa por isso é capaz de definir o sofrimento familiar e o drama social causado por uma paralisia. Os pais devem atentar para a importância de vacinar regularmente seus filhos” advertiu o secretário, lembrando que nesta segunda etapa de vacinação contra a poliomielite, mais de 300 mil crianças em Alagoas devem tomar vacina.

“A rubéola além de perigosa exige muitos cuidados. Vacine-se, vá o posto mais próximo e proteja-se. Em nome das nossas crianças, principalmente aquelas que ainda estão no ventre de suas mães. Quando uma gestante contrai o vírus, as seqüelas na mãe podem ser ínfimas, mas certamente trará sérios danos à saúde e ao futuro dessa criança, como: cegueira, surdez e neurológicos. Temos o dever de proteger esses futuros alagoanos, que ao serem acometidos dessas patologias, poderão sofrer exclusão social e discriminação” , advertiu André Valente.

Segundo a secretária municipal de Saúde de Arapiraca, Aurélia Magna, as ações de prevenção e promoção à saúde, desenvolvidas pela Sesau e SMS, estão garantindo resultados positivos e melhorando além da cobertura vacinal a qualidade do serviço no município. “Estamos satisfeitas com a integração desse trabalho, naturalmente quem ganha com isso é a nossa população” comentou. “Estamos engajados nessa missão árdua, mas acredito na parceria do Estado com os municípios, para o cumprimento das metas estipuladas pelo Ministério da Saúde”, completou a superintendente de Vigilância à Saúde, Célia Torres.

Em Arapiraca, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 21 mil crianças, de idade entre 0 e 5 anos serão vacinadas, contra a pólio nesta segunda etapa. Já a campanha de vacinação contra a rubéola deve imunizar aproximadamente 61 mil arapiraquenses. Para atingir 1 milhão de alagoanos, meta definida pelo MS, cerca de 30 mil pessoas serão vacinadas por dia.

Deficiência- A rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada por vírus que atinge principalmente as crianças. A preocupação é maior com as mulheres grávidas, que podem passar a doença para o feto, causando má-formação.

Nesses casos, a doença pode provocar aborto ou o nascimento de crianças com síndrome da rubéola congênita, que pode causar deficiência auditiva, lesões oculares (retinopatia, catarata, glaucoma), malformações cardíacas e alterações neurológicas.Mais de 2,8 mil pessoas devem trabalhar durante a campanha de vacinação. Quem já se vacinou pode tomar a vacina novamente e quem já teve rubéola também pode se imunizar.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos