HU adere campanhas de vacinação

O Hospital Universitário participa este mês das duas campanhas nacionais de vacinação anunciadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e executadas nas unidades de saúde de Maceió, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No dia 5 de agosto o HUPAA iniciou a vacinação contra a poliomielite, destinada a crianças a partir dos cinco anos de idade; e também a vacina dupla viral, contra a rubéola, para homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos. As vacinas serão distribuídas no hospital no período das 8 às 16 horas.

A meta da SMS em relação à vacinação contra a paralisia infantil é atingir 95% da população-alvo. Segundo a coordenadora do PNI em Alagoas, Juliana Barros Cavalcante, o Hospital Universitário receberá as vacinas no dia 4. A poliomielite ou "paralisia infantil" é uma infecção viral aguda, causada por um poliovírus. Sua porta de entrada é a boca, percorrendo o corpo através do sistema sanguíneo.

Atualmente, a poliomielite é uma doença erradicada no Brasil. O último caso registrado ocorreu em Souza, na Paraíba, em 1989. A vacina não possui contra-indicações absolutas, devendo ser evitada apenas nos casos de hiper-sensibilidade a alguns dos componentes da vacina, em crianças imunologicamente deficientes ou quando a mesma apresenta febre acima de 38º, vômitos ou diarréia.

Já a vacinação contra a rubéola terá como alvo preferencial os homens, pois, segundo o Ministério da Saúde, do total de casos da doença confirmados no país em 2007, 70% foram em homens. A rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Togavírus. Sua característica mais marcante é a presença de manchas vermelhas na pele. O contágio ocorre comumente pelas vias respiratórias. Quando transmitida da mãe para o feto, a doença pode provocar malformações como surdez e problemas visuais.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos