Escolas fazem mobilização contra a violência

Até a próxima sexta-feira, 29, 15 escolas públicas do bairro do Trapiche realizam uma mobilização contra a violência. Chamada de “Semana da Cultura Cidadã”, a iniciativa envolve uma série de atividades culturais e sociais com os alunos da rede pública a partir de hoje. A meta é chamar a atenção da sociedade para o gravíssimo problema do envolvimento de jovens com o tráfico e consumo de drogas e envolver a comunidade local na luta contra o altíssimo índice de homicídios nas periferias da capital.

A Semana de Cultura Cidadã acontecerá dentro das escolas e tem como base a implantação do projeto “Troca de Heróis”, que consiste em trabalhar na mudança de paradigma dos jovens utilizando figuras de líderes pacifistas, como Jesus, Gandhi e Chico Mendes. Hoje à tarde, às 17h, acontece um ato ecumênico no CAIC do Trapiche.

Durante a semana acontecerão atividades fora das salas de aula, como atos ecumênicos, palestras e um encontro entre os professores e o ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus, que estará aqui participando da mobilização. Foi por meio de um projeto similar de mobilização pela cultura da paz que Mockus conseguiu transformar a capital da Colômbia num exemplo mundial de luta contra a violência.

A programação do dia de encerramento, na sexta-feira, acontecerá no CAIC do Trapiche com apresentação de bandas locais, artistas da terra, folguedos, oficinas de contos de histórias para as crianças e atividades esportivas.

HISTÓRICO – Compõem o Fórum Permanente Pela Vida e Pela Paz representantes de diversas organizações sociais, como lideranças dos bairros detentores dos maiores índices de homicídios da capital; mães que perderam filhos por morte violenta e pelo tráfico; Organizações Não-Governamentais; movimentos de jovens e de comunidades terapêuticas; o Núcleo de Estudos contra o Crime da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e secretarias de Estado e do Município.

O fórum foi formado em maio deste ano e tem se dedicado ao desenvolvimento de estratégias de valorização da vida e da paz; mobilização e promoção de campanhas públicas e pedagógicas de prevenção e controle dos índices de criminalidade, tendo como foco os jovens e adolescentes em situação de risco e vítimas das drogas e do tráfico em Maceió.

Fonte: Milena Andrade/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos