Justiça revoga prisão de acusados na Operação Carranca

O juiz da 8ª Vara Federal, Rubens Canuto, expediu, nesta quarta-feira, 3, sentença de revogação da prisão em favor de Paulo Roberto Esequiel de Mendonça e Cristiano Esequiel de Mendonça, acusados de participação no esquema de desvio de recursos públicos federais destinados a obras públicas em municípios alagoanos, desbaratado pela Operação Carranca.

Os irmãos Paulo e Cristinao já estavam em liberdade desde o dia 30 de janeiro deste ano, quando Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus, em caráter liminar, em seu favor. À época, a Justiça alegou que o pedido de soltura se deu porque suas prisões atingiram o objetivo processual.
No início do mês de dezembro do ano passado, a Justiça decidiu transferir 12
presos da sede da Polícia Federal para o presídio Baldomero Cavalcanti.

O advogado dos acusados, Gedir Medeiros Campos Júnior, explicou que Paulo Roberto e Cristiano Esequiel vão responder ao processo em liberdade. “O processo dos dois já está em fase final. Já foram ouvidas as testemunhas e agora restam as diligências finais e a sentença”, confirmou.

Carranca

A investigação da Carranca foi realizada em 12 municípios alagoanos e culminou com as prisões ocorridas no dia 12 de novembro. Além de crimes contra a administração pública, os acusados estão sendo investigados por suspeita de crimes contra a ordem tributária, fraude à licitação, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

O montante desviado no esquema seria de cerca de R$ 20 milhões. Os desvios aconteceram principalmente com fraudes à licitações, no período de 2005 a 2007.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos