Vilela lança Portal Transparência

O governador Teotonio Vilela Filho esteve nos jornais Valor Econômico, Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, e na revista Veja, na cidade de São Paulo, onde esteve com editores e jornalistas para convidar os meios de comunicação para o lançamento, em Maceió, no próximo dia 22 de setembro, do Portal da Transparência Ruth Cardoso.

O lançamento do Portal acontecerá no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, às 11h. Entre os convidados que já confirmaram presença o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, viúvo da homenageada.

O Portal da Transparência Ruth Cardoso será uma iniciativa inédita no país, uma vez que irá divulgar todas as contas públicas dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), Ministério Público e Tribunal de Contas, disponibilizando a todos os cidadãos os dados e informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira destes poderes.

Todo detalhamento das receitas públicas e dos gastos efetuados por órgão ou entidade da Administração Pública será exposto no site, conforme determina a Lei da Transparência, sancionada pelo governador Teotonio Vilela Filho em agosto deste ano.

A Lei da Transparência estabelece que todos os poderes do estado devem publicar as suas contas na internet, permitindo que qualquer cidadão, em qualquer parte do mundo possa saber quanto o governo arrecada, quanto cada poder recebe, quanto se gasta e como de gasta cada centavo do dinheiro público.

A escolha do nome de Ruth Cardoso para o portal foi uma iniciativa do governador, que contou com o consentimento dos demais poderes, e se deve à história política e luta social liderada pela socióloga.

O governo do Estado está preparando uma grande festa para comemorar este marco na história dos alagoanos, onde apresentará para a imprensa e para a sociedade este novo canal de fiscalização e compromisso social.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos