Governo descumpre acordo e agentes podem entrar novamente em greve

Sionelly Leite/Alagoas24Horas/ArquivoAgentes devem entrar novamente em greve por tempo indeterminado

Agentes devem entrar novamente em greve por tempo indeterminado

Agentes penitenciários de Alagoas realizam na tarde desta sexta-feira, dia 5, mais uma assembléia para discutir a negociação salarial da categoria. Devido ao novo descumprimento por parte do Governo do Estado – que afirmou não ter como pagar os 24% parcelados em sete vezes – os servidores votam hoje novo indicativo de greve por tempo indeterminado.

Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciário, Jarbas de Souza, o governo até o momento não assinou o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que garante o acordo salarial. “Fomos informados que não tem como cumprir o acordo salarial pelo fato de haver uma negociação com os servidores da Uneal. Pela segunda vez o governo voltou atrás”, explicou.

Os agentes paralisaram as atividades no sistema prisional por nove dias e retornaram as atividades no dia 29, após a proposta de reajuste de 33% para a categoria. Esta é a segunda vez que o governo volta atrás no acordo de reajuste salarial dos agentes.

Governo havia cordado com os agentes a proposta de reajuste de 33%, sendo 9,11% na folha salarial de setembro e mais 23.89% divididos em sete meses, a partir de janeiro de 2009, além da correção do calculo do adicional noturno da categoria.

Na tarde de hoje, os agentes penitenciário realizam assembléia para decidir por nova paralisação por tempo indeterminado. “Estamos preocupados porque não sabemos mais em quem confiar. Retornamos a atividade da última vez acreditando na palavra do governo. Com quem vamos negociar? Agora vamos ter que parar e só voltar quando o dinheiro tiver depositado na nossa conta? Demos demonstração de compromisso com o serviço público ao suspender a greve depois da negociação e esperávamos o mesmo do governo”, destacou.

A suspensão do acordo se deve ao fato da Secretaria de Fazenda ter analisado a proposta inviável, uma vez que os servidores da Uneal também se encontram em negociação salarial. Segundo o governo do Estado, os 9.11% está garantido, mas apenas poderá ser repassado para a categoria após fechamento do acordo salarial dos servidores da Uneal, como determina a legislação.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos