Eleições 2008

Paraíba – O juiz da 74ª Zona Eleitoral, Vladimir José Nobre de Carvalho, em diligência na última quarta-feira, apreendeu 19 artefatos de madeira que simulavam a urna eletrônica no município de Ouro Velho, na região do cariri paraibano. Os simuladores estavam sendo utilizados por coligações partidárias do município, com a finalidade de ensinar os eleitores a votar.

A maioria dos artefatos teria sido fabricada na cidade de Monteiro e comercializados por uma gráfica local. No formato de calculadora, quando abertos, seguem o modelo da urna eletrônica oficial, com as teclas "BRANCO","CORRIGE" e "CONFIRMA". Quando pressionadas as teclas, um som parecido com o da urna eletrônica era emitido.

As urnas tinham também a foto de um candidato e a inscrição em braile nos números. O crime está previsto no artigo 340 do Código Eleitoral, que proíbe "fabricar, mandar fabricar, adquirir, fornecer, ainda que gratuitamente, subtrair ou guardar urnas, objetos, mapas, cédulas ou papéis de uso exclusivo da Justiça Eleitoral", e a pena prevista é de até 3 anos de reclusão e pagamento de multa.

A operação contou com o apoio do promotor Diogo D’Arolla Pedrosa Galvão, do delegado da polícia civil Paulo Ênio Rabelos de Vasconcelos Filho, e da Polícia Militar.

As informações são do Terra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos