Nutrição da Santa Casa promove degustação

Santa CasaColaboradores degustam receitas

Colaboradores degustam receitas

Os colaboradores da Santa Casa de Maceió não somente degustaram como também aprovaram uma série de receitas preparadas pela equipe do Serviço de Nutrição dentro do Projeto Aproveitamento Alimentar. No rol de iguarias, servidas no refeitório da instituição, estiveram os bolos de casca de banana, de casca de melancia e o de casca de abóbora com cobertura de chocolate, além do doce de casca de melancia e o elogiado salpicão verde, elaborado com frango, maionese, verduras, temperos diversos e… casca de melancia.

“O salpicão está de primeira. O único problema é que não pude repeti-lo”, brincou o supervisor do Consultório Eletivo, José Gabriel antes de enfatizar que, além de saboroso, o prato manteve o sabor do salpicão tradicional.

Perguntados sobre qual receita tinha agradado mais, a técnica de enfermagem da Endoscopia, Ana Paula, e o segurança patrimonial, Diogo Ditácio, foram unânimes: o bolo de casca de abóbora com cobertura de chocolate.

Diogo Ditácio, entretanto, foi mais além e fez questão de experimentar a massa do bolo sem a atrativa cobertura de chocolate. “Provei somente a massa e achei o sabor excelente”, atestou. O prato que menos agradou, na opinião de José Gabriel, foi o doce de casca de melancia. O doce em si estava bom mas se a calda fosse mais encorpada teria tido um resultado melhor”, frisou. Os comentários e avaliações foram registradas pela equipe do Serviço de Nutricional e servirá de base para futuros projetos.

Conforme alertou a coordenadora do Serviço de Nutrição, Ana Cristina Lira, a falta de conhecimento sobre os princípios nutritivos dos alimentos e seu não aproveitamento causam o desperdício diário de toneladas de frutas, legumes, folhosos e verduras, que acabam indo para o lixo quando poderiam ser utilizados na elaboração de novos pratos.

Pesquisas demonstram que talos, sementes e cascas de vegetais e de frutas aglutinam grande quantidade de nutrientes, fibras e vitaminas. Além de reforçar a qualidade dos alimentos na mesa dos brasileiros, o aproveitamento integral ainda tem bons reflexos no bolso das famílias – que podem gastar menos com a aquisição de alimentos – assim como no meio ambiente e na economia do País.

Já para a nutricionista Maria Luciene Magalhães de Oliveira, há 17 anos trabalhando na Santa Casa, é preciso quebrar com o preconceito que “comer cascas é coisa para pobres”. Segundo ela, o aproveitamento é, sobretudo, uma forma criativa de enriquecer a alimentação das famílias sem precisar gastar mais com isso. “Trata-se de uma mudança cultural”, resumiu Marcilene, que orientou pessoalmente a equipe de produção na elaboração dos pratos.

“A próxima degustação, sem data ainda para ser realizada, será de um
brigadeiro à base de massa de macaxeira”, antecipou Ana Cristina Lira. Além de saborearem as iguarias, os colaboradores da Santa Casa ainda receberam as receitas culinárias e informações sobre os pratos, como o rendimento, o custo de produção, benefícios, calorias e dicas. As receitas estão no site da Santa Casa: www.santacasademaceio.com.br.

Fonte: Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos