Crianças com lábio leporino são operadas

IlustraçãoIlustração

Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, cerca de 50 crianças alagoanas portadoras de lábio leporino serão operadas pela Operação Sorriso do Brasil, programa voluntário no qual médicos corrigem o defeito por meio de cirurgia, sem nenhum custo para o paciente. Os portadores de lábio leporino, ou fissura lábio-palatina, nascem sem a estrutura conhecida como “céu da boca”, ausência que causa problemas estéticos e funcionais, especialmente durante o desenvolvimento da criança.

A fissura lábio-palatina é causada por uma combinação de diversos fatores, entre eles genéticos, pré-natais, ambientais e nutricionais. As crianças a serem operadas gratuitamente devem passar por triagem no dia 22 de outubro. “Nosso foco são as crianças ou os portadores do problema que vêm de famílias de baixa renda de todos os municípios alagoanos, inclusive do interior do estado”, afirma o cirurgião plástico André de Mendonça, coordenador em Alagoas da Operação Sorriso do Brasil.

A triagem vai ser realizada em Maceió a partir das 7 horas da manhã do dia 22 de outubro, na Santa Casa de Misericórdia, no bairro do Centro. Para participar da Operação Sorriso do Brasil, não é preciso preencher qualquer formulário, nem realizar inscrição antecipada. Basta o candidato à cirurgia comparecer na data e horário estabelecido trazendo consigo resultados de três exames prévios, todos ofertados pelo SUS em seus municípios de origem. Os exames que devem ser levados pelos candidatos são tipo de sangue com prova cruzada, hemograma e coagulograma.

Os portadores de lábio leporino selecionados na triagem – cerca de 50 pessoas – se submeterão à cirurgia corretiva nos dias 23, 24 e 26 de outubro, gratuitamente. “Apelamos para que as Secretarias Municipais de Saúde em cada cidade do interior de Alagoas detectem os portadores do problema em seus municípios e também os apóiem ofertando condições para a realização dos exames prévios e para a locomoção dos pacientes até Maceió no dia 22. A Operação Sorriso é voluntária, mas somente conseguiremos realizar as cirurgias se houver este apoio dos municípios”, destaca André de Mendonça.

Operação Sorriso do Brasil é promovida por uma organização que reúne profissionais de saúde voluntários especializados em cirurgias de correção de fissura lábiopalatina. A Operação Sorriso já realizou programas em nove Estados brasileiros: Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pará e Ceará, transformando a vida de mais de 2600 crianças e adolescentes no Brasil. No ano passado, a ONG foi destaque no relatório anual da UNICEF e premiada como colaboradora na proteção dos direitos das crianças portadoras de necessidades especiais, em reconhecimento pelos serviços em prol das crianças. O site da Operação Sorriso é www.operacaosorriso.org.br.

A cirurgia será realizada gratuitamente, por médicos alagoanos e de diversas localidades do Brasil. O acompanhamento das crianças durante todo o processo, assim como alimentação, alojamento e transporte, devem ficar a cargo dos seus municípios de origem e não serão custeados pela Operação. O programa recebe apoio do Ministério Público de Alagoas, Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, Casa de Apoio Lenita Quintela Vilela e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial, entre outras entidades parcerias.

Serviço:

Triagem: 22 de outubro
Local: Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Rua Barão de Maceió, 288, Centro, Maceió AL
Cirurgias: 24 a 26 de outubro
Local: Santa Casa de Misericórdia de Meceió
www.operacaosorriso.org.br

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos