Santa Casa lança edital para Residência Médica

A Santa Casa de Maceió divulga nesta quarta-feira, 24, o edital que regerá o processo seletivo da Residência Médica 2009, que oferecerá duas vagas para cada uma das seguintes especialidades: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Nefrologia e Anestesiologia. As inscrições poderão ser realizadas no Centro de Estudos Lourival de Melo Mota, no complexo hospitalar da Santa Casa de Maceió, no período entre 20 de outubro e 19 de dezembro.

Com taxa de inscrição no valor de R$ 100, o processo seletivo foi dividido em duas etapas, sendo a primeira, eliminatória, com prova objetiva a realizar-se em 8 de janeiro de 2009 e a segunda com a análise e argüição curricular, previstas para os dias 19 e 20 de janeiro.

Conforme frisa o coordenador da Comissão de Residência Médica da Santa Casa, Joaquim Sávio Batista, é crescente o interesse de profissionais de outros estados na residência médica da Santa Casa além dos próprios médicos alagoanos. O edital está disponível no portal da instituição na internet (www.santacasademaceio.com.br) e em jornais da capital alagoana. O resultado final da seleção sairá o dia 21 de janeiro do próximo ano.

A Residência Médica foi instituída no Brasil em 1977 e, segundo o Ministério da Educação, “se constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, funcionando em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o ‘padrão ouro’ da especialização médica.”

Ainda segundo nota do Ministério da Educação, “embora existam outros cursos de especialização médica que seguem as normas do Conselho Nacional de Educação, com programas idênticos ou superiores aos cursos de Residência Médica, os formandos destes cursos ficam impedidos de obter o registro de especialista junto aos Conselhos Regionais de Medicina. De igual forma não podem usar o seus títulos de especialização para obter pontuação em concursos públicos exclusivos para residência médica".

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos