Parada Gay em Arapiraca combate homofobia

Neste domingo, 28, acontece o maior evento GLBT do agreste alagoano: a parada Gay de Arapiraca organizada pelo Grupo SOHMOS, que espera reunir 50 mil pessoas na praça da Rodoviária. A festa é uma manifestação pública contra a homofobia e a favor da aprovação do Projeto de Lei Complementar 122/2006, que está no Senado Federal, o qual transforma em crime a discriminação contra gays, lésbicas, bissexuais, travestis e demais orientações sexuais existentes.

Segundo o organizador do evento e também presidente do Grupo SOHMOS, Claudenir Martins, a festa começa às 15h, em frente ao Posto Di Van na entrada da cidade. No local, trios elétricos, bandas e DJs animam o público até às 16h30, quando uma carreata sairá do lugar percorrendo algumas das principais avenidas da cidade.

O tema da Parada Gay este ano é “Viva a Diversidade, Diga Não a Homofobia” e foi escolhido, segundo Claudenir, porque o número de assassinatos contra a população GLBT no Brasil é alarmante. Em Arapiraca, já aconteceram três casos recentemente. “Por isso estamos chamando atenção da sociedade e dos nossos senadores, para que o Projeto de Lei 122 seja aprovado no Congresso Nacional. É um projeto que vai nos dar mais segurança e assegura nosso direito à integridade física e moral, evitando que os nossos direitos humanos sejam violados”, disse.

Claudenir frisou que a cada ano a Parada Gay vem ganhando a aceitação das famílias arapiraquenses, que se reúnem e levam seus filhos para uma tarde cultural e de lazer. “Muitas famílias vão até a festa para ouvir nosso clamor às autoridades públicas, para que eles nos vejam como cidadãos, porque somos cidadãos”, destacou.

Ele lembra que em todo o país existem mais de 100 Paradas Gays sendo realizadas anualmente em diversos municípios e que em todos os eventos desse tipo é enfatizada a importância da prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e também da Aids. “Além disso, vamos dar ênfase este ano à prevenção contra as hepatites virais, doença que mostra números preocupantes principalmente no agreste. Nós enfatizamos a importância da relação sexual segura”, afirma Claudenir.

Durante o evento será feito ainda um minuto de silêncio em respeito a todas as pessoas que morreram vítimas da Aids em Alagoas e também vítimas da homofobia, como foi o caso do biomédico Cicero Cosme, seqüestrado e assassinado barbaramente em julho deste ano no distrito indústrial e também a Miss Gay Arapiraca, Osvan Inácio dos Santos. “Nós vamos também fazer um protesto, porque os dois assassinatos ainda continuam impunes, e não vamos nos calar”, disse.

Feijoada da Diversidade

No sábado, 27, dia anterior à Parada Gay, que acontece no domingo, o Grupo SOHMOS realiza a Feijoada da Diversidade, na rua: Expedicionário Brasileiro ao lado do posto Mazarope, bem como a Festa da Diversidade com a escolha da Rainha Gay da Parada.

As atrações deste ano são: grupo azaração/trios elétricos e ao som de DJs Faia-Recife, Ellit DJ´S-AL e Rafa-AL e Shimyde do Arrocha.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos