GAP descobre mais um túnel do Cyridião Durval

Durante uma revista minuciosa para apreender materiais lesivos no presídio Cyridião Durval na tarde desta sexta-feira, 26, os agentes do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) descobriram mais um túnel. Desta vez, a escavação teve início na cela 16 do módulo G-II, com destino ao Conjunto Gama Lins.

“Este túnel foi construído de forma ousada, uma vez que a escavação tinha início por baixo da estante de alvenaria, onde os reeducandos não tinham acesso fácil. Essa descoberta foi possível devido à experiência do GAP, que é um grupamento preparado para este tipo de trabalho”, observou o gerente-geral, capitão André Dias.

Nesta manhã, os agentes encontraram um túnel no módulo G-V, na cela 9 também no Cyridião Durval. A escavação tinha aproximadamente dois metros de comprimento. O túnel estava sendo construído entre as camas da cela e seguia com destino a parte de trás do presídio. A areia estava sendo armazenada em sacos feitos com leçóis.

Com as descobertas, os agentes conseguiram abortar duas fugas que estavam programadas há 10 dias. “Esta é a primeira revista geral e minuciosa que fazemos no Cyridião desde a última greve dos agentes, iniciada no começo do mês. Acreditamos que os detentos estavam programando a fuga há mais de dez dias, uma vez que os trabalhos de revista nas unidades não estão sendo realizados por conta da greve”, disse o capitão.

As celas onde os túneis foram encontrados estão sendo interditadas e serão fechadas com concreto pelo departamento de engenharia da Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp).

Fonte: Com assessoria da Igesp

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos