Defesa Social prepara simulado de emergência

AssessoriaNove entidades participaram da reunião

Nove entidades participaram da reunião

A Coordenação Estadual do Sistema de Comando de Incidentes da Defesa Social, reuniu nesta quarta-feira, representantes de 09 entidades que participarão do simulado de atendimento a emergência, que acontecerá no dia 15 de outubro, às 10 horas da manhã, no estado Rei Pelé. O grupo formado pela Polícia Militar, Polícia civil, Corpo de Bombeiro, SAMU, Coemal, Ceal, SEEL, SMTT e Assessoria de Comunicação da Defesa Social, conheceram a situação que será utilizada na simulação e que será gerenciada pela metodologia do SCI.

Na ocasião, o coordenador estadual da SCI, Major BM Jack Emerson, apresentou a todos, o sistema de comando de Incidentes, uma ferramenta de gerenciamento para situações de emergência, que através de um trabalho integrado e de princípios de padronização e doutrina operacional, possibilita a potencialização dos recursos dos órgãos de resposta no controle da adversidade emergencial, sempre em beneficio da população. Para o Major a metodologia do SCI se diferencia das outras por prever um plano de ação no incidente, onde o comando é unificado, permitindo um alcance maior no controle, e por possuir instalações padronizadas, manejo integral dos recursos e comunicação integrada, onde todos falam a mesma língua.

Ainda segundo o Major, no Brasil, o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vem investindo grandes recursos na capacitação presencial e a distância de profissionais de segurança pública nessa metodologia. Em Alagoas o governo estadual, já possui uma equipe de multiplicados do Sistema de Comando, treinada pela SENASP, a qual foi convidada para organizar este simulado que acontecerá simultaneamente em todas capitais brasileiras.

Em Maceió, a simulação envolverá situações de conflito, principio de incêndio, pânico, e evacuação de pessoas, por isso a escolha do estádio de Rei Pelé. “Hoje, nesta primeira reunião, passamos para cada um dos representantes, as informações básicas do comando de incidentes, a situação prevista e a funções que cada uma das instituições aqui representadas terão na simulação. Na próxima reunião, cada um deles, fará uma apresentação resumida de sua participação no simulado”. Explicou o major Jack.

Prevista para iniciar às 10h30, a simulação se baseará na realização de um grandioso jogo de futebol do Campeonato Brasileiro, com público estimado de 5.000 (cinco mil) torcedores pagantes. “Toda essa movimentação servirá para preparar os órgãos integrantes da simulação, em situações de ocupação e evacuação das arquibancadas, contenção das torcidas em confronto entre torcedores com agressões à mão livre, por arma branca, de fogo e outros objetos, acionamento e envio de reforço policial e do Corpo de bombeiro para o local, bem como acionamento do SAMU e Coemal para a condução de várias vítimas ao hospital e da CEAL em relação à queda de energia”. Concluiu o Major.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos