Brinquedos sem selo são apreendidos

IlustraçãoIlustração

Com o objetivo de retirar do comércio os brinquedos infantis vendidos sem o selo de qualidade do Inmetro, o Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq-Al) encerrou nesta sexta-feira, dia 10, a Operação “Dia das Crianças”. A tarefa dos técnicos foi iniciada há 15 dias, com a apreensão em diversos estabelecimentos comerciais da capital e interior do Estado, de aproximadamente, mil brinquedos recolhidos aos depósitos do órgão.

O Inmetro orientou aos órgãos nos estados a realizarem fiscalização rigorosa em todas as lojas que comercializam esses produtos. No período da operação, 170 estabelecimentos comerciais foram visitados pelas equipes do instituto e em 30 deles foram encontrados brinquedos sem o selo do Inmetro.

Conforme informações do diretor técnico, Silvino Bentes, o principal objetivo da operação foi prevenir acidentes com crianças notadamente da faixa etária até os 5 anos de idade que não têm noção de perigo. Os brinquedos retirados do comércio não são recomendados, por conterem peças cortantes, pontiagudas, tóxicas ou que possam ser engolidas pelas crianças.

Silvino alertou a população, no sentido de só adquirir brinquedos que tenham o selo de qualidade do Inmetro. Segundo ele, a existência do selo significa que o produto foi testado e aprovado pelo Inmetro. “Ele representa o certificado de garantia”, concluiu Silvino.

Os comerciantes dos produtos irregulares recolhidos a sede do Inmeq, tem um prazo de 15 das para apresentar defesa. Após este prazo e comprovada a irregularidade, os produtos apreendidos serão destruídos.

No caso dos estabelecimentos envolvidos, eles terão que provar a procedência dos brinquedos, identificando, por exemplo, o fabricante ou importador. Sendo constatado o perigo que o brinquedo oferece, o fabricante ou importador será punido com uma pesada multa.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos