Voto Nulo: armas, documentos e até recargas de munições foram apreendidas

Vanessa Alencar/Alagoas24horasParte das armas apreendidas na Voto Nulo

Parte das armas apreendidas na Voto Nulo

O delegado Nilton Ribeiro, superintendente em exercício da Policia Federal em Alagoas, fez um balanço da Operação Voto Nulo, deflagrada nesta quarta-feira, 15, pela PF, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, a Polícia Civil e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Durante a entrevista coletiva foram expostos os 161 documentos apreendidos no dia das eleições, entre eles títulos de eleitores e carteiras de identidade falsos. Segundo Nilton Ribeiro, o trabalho do grupo de Combate ao Crime Eleitoral, que começou em julho deste ano, foi de suma importância para chegar ao fim do pleito com este resultado.

Ele conta que a operação teve início a partir de uma denúncia anônima ao TRE, no dia das eleições, que dava conta de um grupo que estaria votando várias vezes com documentos falsos. No mesmo dia a Polícia conseguiu prender dez pessoas em uma residência com identidades e títulos falsos, muitos deles, em nomes de eleitores falecidos.

Nesta quarta-feira outras seis pessoas foram presas e 20 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sendo um deles na prefeitura de Porto de Pedras e outro na prefeitura da Barra de Santo Antônio.

A procuradora Niedja Kaspary confirmou que dois processos foram instaurados, um policial presidido pelo delegado Janderlyer Gomes e outro judicial que corre em segredo de Justiça, que investiga a participação do juiz da comarca de Porto de Pedras, Rivoldo Sarmento.

“Há inúmeros inquéritos instaurados, mas como esse esquema, só há o caso de Porto de Pedras. A lisura do pleito está em xeque, já que várias outras pessoas conseguiram votar com documentos falsos”, disse, acrescentando que – segundo a denúncia – outras residências estavam servindo de alojamento para os eleitores do esquema fraudulento que tem uma dimensão muito maior.

Apreensões

Depois da coletiva, que aconteceu na sede do TRE/AL, o delegado Nilton Ribeiro seguiu para a Polícia Federal, em Jaraguá, onde apresentou à imprensa parte do material apreendido na operação.

O delegado disse que somente amanhã será divulgada uma lista contendo todo o material apreendido e os respectivos locais. Ele adiantou somente que foram apreendidas várias armas de fogo, entre elas quatro revólveres (três calibre 38 e um 22), uma escopeta, uma pistola e uma carabina.

Também foram apreendidos computadores , documentos e um material que chamou a atenção: uma caixa contendo centenas de recargas para munições.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos