‘Borrachudos’ aumentam em setembro

O índice de cheques devolvidos no Brasil teve alta em setembro na comparação com agosto, segundo a pesquisa mensal de inadimplência da TeleCheque. Segundo a empresa de análise de cheques, o índice ficou em 3,01% –alta de 0,2 pontos percentuais em relação a agosto (2,81%). Foi a primeira vez desde março deste ano que isso ocorre.

Segundo o vice-presidente da TeleCheque, José Antonio Praxedes Neto, ainda é cedo para afirmar que essa alta já é reflexo da crise econômica global. "Não podemos considerar este comportamento um reflexo do início da crise financeira mundial, já que tivemos em setembro deste ano três dias úteis a mais do que o ano passado", explicou.

Entre os 18 Estados pesquisados pela empresa, o Rio Grande do Sul foi o que teve o melhor desempenho. Apenas 1,47% dos cheques emitidos pelos gaúchos foram devolvidos. Em seguida ficaram o Rio Grande do Norte (1,78%), Goiás (1,92%), Paraná (2,26%) e Minas Gerais (2,3%).

Na outra ponta, o Estado líder em cheques devolvidos é o Maranhão (6,16%), seguidos por Amazonas (4,96%), Espírito Santo (4,65%), Pará (4,22%) e Pernambuco (4,12%).

A TeleCheque registrou em setembro um índice de 2,82% de cheques devolvidos em São Paulo no mês de setembro, enquanto no Rio ficou em 3,11%.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos