Infraero anuncia wireless nos aeroportos

A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) anunciou ontem (terça-feira) a instalação de rede de acesso gratuito à internet em 12 aeroportos do País, incluindo o do Recife, a partir de dezembro. Essa primeira etapa do sistema wireless – internet sem fio – vai custar R$ 1,1 milhão. No próximo ano, mais 20 aeroportos contarão com o acesso. Sem estabelecer prazos, a Infraero também informou que todos os 67 terminais administrados pela empresa vão fornecer o serviço gratuito aos usuários.

Além do aeroporto da capital pernambucana, o sistema wireless vai atender primeiramente os passageiros de Cumbica (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Curitiba (PR) e Belém (PA). A rede, segundo a Infraero, além de permitir o acesso aos passageiros, também poderá atender pessoas jurídicas, como companhias aéreas, lojas e despachantes instalados nos terminais.

O presidente da Infraero, Sergio Gaudenzi, afirmou, em nota, que apesar do fornecimento do serviço a empresas, os usuários serão os maiores beneficiados pela rede wireless. "Os aeroportos já se preparam para a alta estação e, sem dúvida, este é um dos serviços que facilitam a vida de quem estiver embarcando, fazendo conexões ou simplesmente transitando pelos aeroportos.

De acordo a Infraero, a rede contará com sistema de bloqueio para garantir a privacidade e a segurança dos usuários. O serviço conseguirá detectar pontos de acesso intrusos. O sistema também vai controlar bagagens e outros bens dos passageiros por meio de "etiquetas inteligentes" – com identificação por sinais de rádio. Os aeroportos terão uma antena para até 45 operadoras. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

JC ONLINE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos