Segunda fuga em uma semana no Sistema Prisional

DivulgaçãoReeducandos fugiram do sistema prisional nesta semana

Reeducandos fugiram do sistema prisional nesta semana

Depois de um período de seis meses sem registrar fugas no sistema prisional de Alagoas, a Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp) confirmou, no período de apenas um mês, a fuga de quatro reeducandos, dois deles nesta semana.

De acordo com dados fornecidos pela assessoria da Igesp, no ano de 2007 foi registrada a fuga de 161 reeducandos, que segundo análise da Intendência se deram – basicamente – devido à fase de transição dos agentes penitenciários concursados, que substituíram os prestadores de serviço. Como não houve mudanças estruturais significativas, as fugas são tratadas como uma questão operacional pela Intendência.

Contabilizando os dois reeducandos que fugiram esta semana – Antônio Nunes da Rocha, que fugiu do Presídio Cyridião Durval, e Agildo Avelino da Silva, que escapou do Núcleo de Artesanato Prisional de Alagoas (Napal) – a Intendência contabiliza 16 fugas de janeiro a outubro deste ano.

Em todos os casos foram abertas sindicâncias administrativas para descobrir se houve facilitação nas fugas. Em caso de constatação de conivência dos agentes penitenciários, há o imediato afastamento da função, além de emissão do processo para os órgãos competentes.

Coincidentemente, as fugas se intensificaram durante a queda-de-braço entre Governo do Estado e agentes penitenciários, que negociam há meses melhores condições de trabalho, além de reajuste salarial, sem ter o pleito atendido pelo governador Teotônio Vilela Filho (PSDB).

Na última semana, a Justiça autorizou a contratação emergencial de agentes para substituir os grevistas, no entanto, o intendente-geral do Sistema Penitenciário, tenente-coronel Luiz Bugarin, disse que como os agentes voltaram à desempenhar as suas atividades, não seria necessária a contratação. A Igesp, no entanto, mantém a ‘carta na manga’, no caso de novos abondonos dos postos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos