Kassab vence em São Paulo

da Folha Online

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), conseguiu se reeleger neste domingo na disputa contra a petista Marta Suplicy. Mesmo antes do fim da apuração e com a vitória já assegurada pelo democrata, Marta reconheceu a derrota e agradeceu seus eleitores. Com 97% dos votos apurados, Kassab tinha 60,81% dos votos contra 39,19% da petista.

"Acabei de telefonar ao prefeito Kassab para parabenizá-lo, e quero agora agradecer aos milhões de eleitores que tiveram a confiança e votaram na gente. Ao mesmo tempo, eu agradeço a militância do PT, que foi muito aguerrida, aos sindicatos que nos apoiaram, aos aliados, que também compareceram nas ruas e deram muita força", disse Marta por volta das 19h.

O prefeito reeleito marcou para as 20h uma entrevista coletiva para falar sobre sua vitória.

Prefeito desde março de 2006, quando herdou o cargo após Serra se candidatar ao governo do Estado, o democrata consegue agora, com a vitória nas urnas, livrar-se do estigma de vice.

Com o resultado, Kassab se consagra como o principal nome do DEM paulista e tem a oportunidade de mostrar que pode administrar um governo próprio. A proximidade com Serra, no entanto, deve ser mantida durante a nova gestão.

O governador, mesmo nos bastidores, foi um dos principais articuladores da candidatura do democrata e um dos cabos eleitorais mais empenhados na reta final da campanha, quando o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, já estava fora da disputa.

O bom desempenho na eleição municipal colocou o nome de Kassab como um dos possíveis sucessores ao governo de São Paulo em 2010, quando Serra deve concorrer à Presidência da República.

Preocupado em ganhar a eleição municipal, o prefeito se prontificou a negar a possibilidade concorrer ao governo de SP durante a campanha, alegando não ter biografia para postular a vaga.

Campanha

O fato de nunca antes ter encabeçado uma chapa em eleições majoritárias pesou no início da campanha de Kassab. Nos primeiros meses da disputa, o prefeito chegou a amargar um terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, com índices de votação próximos dos 10%.

Sua ascensão nas pesquisas coincidiu com sua maior exposição no horário eleitoral gratuito. Por meio de apoios costurados com PMDB, PV e PR, entre outros partidos da base de seu governo, Kassab teve o maior tempo no rádio e na TV no primeiro turno.

A propaganda massiva foi apontada com o principal fator que possibilitou a virada de Kassab nestas eleições. Contrariando inclusive as pesquisas –que apontavam o crescimento de Kassab, mas a vitória de Marta–, o prefeito venceu o primeiro turno com 33,61% dos votos válidos –apenas 0,82 pontos percentuais a mais que a petista.

A pequena margem do primeiro turno contrastou com sua larga vantagem na etapa seguinte do pleito, quando, desde o início, liderou a disputa com mais de 16 pontos de vantagem, segundo pesquisas.

Ao mesmo tempo em que crescia na disputa, Kassab foi se tornando o alvo preferido dos ataques de seus adversários. Seu passado, suas alianças e até sua vida pessoal foram largamente exploradas durante a campanha. A propaganda, mais uma vez, fez diferença em seu favor.

Biografia

Kassab é formado em engenharia civil e economia pela USP (Universidade de São Paulo), concluídos em 1985 e 1986, respectivamente. Logo após terminar os dois cursos, trabalhou por um ano na empresa Duratex, no departamento de organização e método. Depois abriu um escritório de engenharia e uma gráfica.

Iniciou sua vida política ainda na década de 80, quando fazia pós-graduação e conheceu o então secretário estadual licenciado de Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos.

Em 1989, participou da campanha de Afif Domingos para a Presidência da República. Na campanha deste ano à Prefeitura de SP, Afif Domingos foi o coordenador do programa de governo de Kassab.

O prefeito eleito também foi secretário de Planejamento da Prefeitura de São Paulo durante 14 meses, período que inclui a gestão do ex-prefeito Celso Pitta (1997-2000). A passagem pela administração Pitta foi uma das principais armas contra Kassab durante a campanha.

Kassab disputou sua primeira eleição em 1990, concorrendo a uma das vagas para deputado estadual. Em 1992, foi eleito vereador de São Paulo. Dois anos mais tarde, elegeu-se deputado estadual pelo extinto PL (atual PR) com 36.303 votos. Nas eleições de 1998, conseguiu uma vaga na Câmara dos Deputados pelo então PFL (atual DEM) com 92.866 votos. Foi reeleito em 2002 com 234.509 votos.

Nas eleições de 2004, Kassab conquistou a vaga de vice-prefeito na chapa de Serra e assumiu a prefeitura quando o tucano deixou o cargo para disputar o governo do Estado.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos