Na ponta do lápis

Rio – Jogador de futebol normalmente não dá muita importância para matemática. Mas, na reta final do Brasileiro, a calculadora entra em ação. Na parte de baixo da tabela, Vasco e Fluminense, que jogam amanhã, no Maracanã, correm em busca de pontos preciosos.

A situação do time de São Januário é mais delicada. Segundo o matemático Tristão Garcia, as chances de rebaixamento, que eram de 64%, subiram para 76%, após o empate com o Atlético-PR. Já o Tricolor, que já teve mais de 70%, quando Cuca era o técnico, respira melhor, com Renê Simões. Antes da vitória sobre o Palmeiras, o risco era de 49%, e, agora, de 34%.

Em 2007, o Corinthians, que terminou em 17º, foi rebaixado, com 44. Mas este ano está mais equilibrado, e o time que atingir a mesma pontuação pode ser livrar.

Com 31 pontos, em 19º, o Vasco precisa de mais 13, nas seis partidas que restam. Após o Tricolor, enfrenta Santos (casa), Atlético-MG (fora), São Paulo (casa), Coritiba (fora) e Vitória (casa).

Mais enforcado que o Vasco, só o Ipatinga. Na lanterna, com 28, o time mineiro têm 97% de chances de cair.

Nas Laranjeiras, Renê está invicto, com duas vitórias e um empate. Com 34 pontos, em 15º, o Tricolor necessita de mais dez. Após o Vasco, pega Figueirense, (fora), Cruzeiro (fora), Portuguesa (casa), Inter (fora), São Paulo (fora) e Ipatinga (casa).

Outros seis clubes ainda lutam para não cair: Atlético-PR, com 64% de chances, Náutico (54%), Figueirense (37%), Portuguesa (31%), Atlético-MG (7%) e Santos, com apenas 1%.

Na parte de cima, cinco lutam pelo título. O Flamengo, em 5º, com 56, tem 9%, segundo Tristão. O São Paulo, apesar de estar em segundo, aparece na frente do líder Grêmio, na matemática.

Os dois somam 59, mas, enquanto o Tricolor paulista tem pela frente Inter (casa), Portuguesa (fora), Figueirense (casa), Vasco (fora), Fluminense (casa) e Goiás (fora); o gaúcho encara Figueirense (casa), Palmeiras (fora), Coritiba (casa), Vitória (fora), Ipatinga (fora) e Atlético-MG (casa). Cruzeiro, com 20%, e Palmeiras, com 17%, são os outros dois que ainda sonham com a taça.

Na disputa por vaga na Libertadores, a situação do Fla melhora: aparece com 60%. E quem também tem chances é o Botafogo, com 2%.

o dia/rj

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos