Educação é parceira em congresso ambiental

Discutir e compreender a noção de desenvolvimento sustentável na prática educativa. Estes são alguns dos objetivos do VII Congresso Estadual de Educação Ambiental Lagoa Viva/Braskem, que terá como tema “Os Educadores Ambientais Tecendo a Sustentabilidade”.

O seminário, iniciado nesta sexta-feira, no Centro de Convenções de Maceió, em Jaraguá, prossegue até domingo, dia 2, e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, por meio da Gerência de Educação Ambiental, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), governo do Estado; e, também, das secretarias municipais de Educação de 26 municípios alagoanos que participam do Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva.

Para a gerente de Educação Ambiental da SEE, Walnyce Miranda, o seminário fortalece a educação ambiental no Estado. “Além disso, oportuniza aos participantes tomar conhecimento sobre as ações de educação ambiental desenvolvidas nas escolas públicas do Estado. Ao todo, participam do evento de cerca de mil pessoas. Acredito que haverá a apresentação de um grande número de projetos enfocando a prevenção da dengue e, também, a III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente”, informa Walnyce.

O congresso pretende ampliar, nos educadores ambientais, a visão crítica acerca do modelo de desenvolvimento seguido pela atual sociedade do consumo adotado por países industrializados e reproduzido, maciçamente, por países em desenvolvimento. O molde traçado para a competição planetária é o da doutrina consumista, e um dos componentes essenciais para este desenvolvimento é o uso excessivo dos recursos naturais do planeta, independentemente da capacidade de suportabilidade dos ecossistemas.

É a educação ambiental que dá o suporte para o desenvolvimento de novos estilos de produção e consumo e para um uso mais responsável dos recursos naturais: água, energia, matérias-primas, solos, florestas; para o respeito da natureza e de todos os seres vivos do planeta Terra.

Programação — Neste sábado, a partir das 8h da manhã, haverá uma apresentação cultural e um café regional. A temática do dia será “Agenda 21: Práxis da Sustentabilidade”. No período da manhã serão discutidos temas como “Responsabilidade Socioambiental de Empresas Privadas” e “Educação Ambiental no Processo de Construção de Agendas 21”. À tarde serão realizadas oficinas, relatos de experiências, apresentação de trabalhos em educação ambiental; além das palestras “Educação Ambiental: Situação no Mundo Contemporâneo” e “Sustentabilidade: Nova Ética na Relação Sociedade-Natureza”, seguidas de debate.

No domingo, dia 2, último dia do encontro, o foco será “Educação: A Interface da Gestão Ambiental”. No transcorrer do dia haverá a mesa-redonda “Políticas Públicas e Responsabilidade Socioambiental do Gestor Público”, debate e apresentação de trabalhos focados na temática.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos