Missas e orações no Dia de Finados

Danielle Silva/Alagoas24HorasMesmo com dificuldade muitos idosos vão aos cemitérios

Mesmo com dificuldade muitos idosos vão aos cemitérios

Centenas de pessoas saíram de casa na manhã deste domingo, 2, para reverenciar os mortos nos cemitérios de Maceió. A homenagem aos entes falecidos foi repleta de orações, flores, velas, lágrimas e muita saudade. O movimento foi tranqüilo durante toda a manhã, espera-se que a maior concentração de pessoas seja registrada no período da tarde.

Além das orações individuais sobre os túmulos dos familiares, muita gente participou de missas nas capelas dos cemitérios e nas paróquias. “Todos os anos eu venho prestar minha homenagem aos mortos da minha família. São pessoas que importantes que deixaram saudades entre nós”, disse Aparecida Vieira, durante visita ao cemitério Nossa Senhora da Piedade, no Trapiche.

Cerca de 170 mil pessoas são esperadas neste domingo, conforme estimativa da Administração dos cemitérios de Maceió. Para quem não com seguiu comprar flores e nem teve tempo, durante a semana, para arrumar as lápides, os comerciantes são uma alternativa.

Comerciantes de flores, velas e até pessoas dispostas a fazer limpeza dos túmulos podem ser encontrados facilmente na porta dos cemitérios durante todo o dia.

Finados

O dia de finados é comemorado pela Igreja Católica no dia 02 de novembro, logo após o dia de Todos os Santos.

Os falecidos eram lembrados desde o século II, quando os cristãos visitavam os túmulos dos mártires para rezar pelos que haviam morrido. No século V, a igreja dedicava um dia do ano para rezar por aqueles que ninguém rezava ou lembrava, os falecidos. Em 998, o abade de Cluny, Santo Odilon pedia aos monges que orassem pelos mortos.

Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia passou a ser comemorado em dois de novembro, devido o dia primeiro do mesmo mês ser a festa de Todos os Santos. O dia de Finados é comemorado com missas e festividades em homenagem aos mortos, onde são lembrados pela família.

No México o dia dos mortos é celebrado com uma festa bem característica da cultura, atraindo muitos turistas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos