Operação Sorriso realiza 78 procedimentos

A coordenação alagoana da Operação Sorriso divulgou nesta segunda-feira (03/11) o balanço das atividades realizadas no estado entre os dias 22 e 26 de outubro. “A edição alagoana da Operação Sorriso foi considera um sucesso. Pelo exemplo deste ano, certamente voltaremos a realizar novas atividades em Alagoas já em 2009”, afirmou o cirurgião plástico André de Mendonça, coordenador local da Operação.

De acordo com o cirurgião, no dia 22 de outubro 134 crianças provenientes das mais variadas localidades alagoanas participaram da triagem para a cirurgia gratuita de correção de lábio leporino. Deste número, a equipe da Operação Sorriso identificou 117 casos onde a cirurgia poderia ser realizada.

Segundo o cirurgião plástico, “foi realizado um esforço imenso e por isso cumprimos nossa meta realizando 50 cirurgias corretivas em 3 dias, sem nenhum custo para os pacientes. Mas além disso, cientes da imensa demanda pelo trabalho no estado, realizamos também de forma gratuita 28 outros procedimentos corretivos paralelos nas crianças operadas, todos na região da face, boca e maxilar, totalizando o número de 78 procedimentos cirúrgicos”.

Na última sexta-feira (31/10), a equipe local da Operação Sorriso concluiu o acompanhamento inicial do pós-operatório, constatando o sucesso dos 78 procedimentos realizados. “Mas além destes números, ainda conseguimos agregar novos parceiros da área de saúde sendo 2 médicos, 4 enfermeiros e 2 fonoaudiólogos, para a realização de próximos edições alagoanas da Operação Sorriso”, reafirma o coordenador.

“Infelizmente, nosso desejo era operar todas as crianças selecionadas na triagem, mas diante do fator tempo este ideal não foi possível. No momento, em parceria com o médico Joaquim Diégues, estamos estudando possibilidades e buscando apoio para atender gratuita e voluntariamente os pacientes que não foram operados”, destacou o médico.

Entretanto, André de Mendonça destaca que “estes números de 78 procedimentos só foram possíveis em virtude do engajamento dos parceiros do projeto e da imprensa alagoana, que fez a informação chegar às 134 famílias carentes que nos procuraram no dia 22. Sem estes dois apoios – parceiros e veículos de comunicação do estado – não teríamos tido tanto sucesso”, concluiu.

Entre as instituições que apoiaram a Operação Sorriso estão a Secretaria de Estado da Saúde, a Santa Casa de Misericórdia de Maceió, a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Ministério Público do Estado.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos