Força Nacional deixa Alagoas e aponta redução na criminalidade

Cláudia Galvão/Alagoas24horas/ArquivoComando da Polícia Militar presente à solenidade de despedida da Força Nacional

Comando da Polícia Militar presente à solenidade de despedida da Força Nacional

Uma solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, 3, no pátio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), na Avenida, marcou a despedida oficial dos homens da Força Nacional de Alagoas.

Durante a solenidade os 59 homens e mulheres que integram o efetivo da FN em Alagoas foram homenageados pelo comando da Polícia Militar de Alagoas e pelo Bope. Participaram da solenidade, o delegado Washigton Luis, representando o secretário estadual de Defesa Social, Paulo Rubim, e representantes da Polícia Civil, que chegaram ao final do evento.

Segundo o comandante da Força no Estado, major Tomás Aquino, durante os quase oito meses em que permaneceu em Alagoas, os homens da FN realizaram mais de 35 mil abordagens a pessoas, mais de nove mil abordagens a veículos, 57 prisões por porte ilegal de armas, 20 por tráfico de entorpecentes, combate a dois seqüestros.

Na avaliação do oficial, houve uma redução de 33% do índice de homicídios no Estado, principal objetivo da corporação, que chegou a Alagoas no auge da crise provocada pela greve dos policiais civis de Alagoas, que paralisaram as atividades por sete vezes.

A presença da Força Nacional em Alagoas também provocou insatisfação e denúncias de truculência e uso excessivo da força, que resultou no afastamento e sindicância para apurar o espancamento de um jovem portador de necessidades especiais na cidade do Pilar.

Com o término das atividades em Alagoas, os policiais da Força Nacional começam a deixar o estado esta semana, com o embarque dos oficiais. Na próxima semana, a retirada será completada com a saída dos veículos, que seguirão para o Estado do Maranhão, para onde o efetivo foi deslocado por determinação do governo federal.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos