Segurança Alimentar é tema de seminário

GoogleGoogle

O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Alagoas (Consea/AL), realiza na próxima quinta-feira, dia 6, o I Seminário Alagoano de Segurança Alimentar e Nutricional, no auditório do Senai Poço, das 8h às 17h. O evento tem como objetivo discutir as questões referentes à situação de insegurança alimentar e nutricional instalada em Alagoas.

Direcionado a representantes do poder público estadual e municipal e sociedade civil organizada, o seminário contará com palestrante membro do Consea nacional, a nutricionista Regina Maria de Vasconcellos, conselheira e secretária executiva do órgão no Rio de Janeiro. Além disso, o evento terá como resultado um calendário acordado com os municípios presentes para a implantação dos primeiros Conseas municipais no Estado.

A discussão do assunto em Alagoas torna-se necessária a partir da constatação de problemas como a descoberta de doenças associadas à alimentação inadequada, consumo de alimentos de origem duvidosa, obesidade, fome, imposição de padrões alimentares que não respeitam a diversidade local e cultural.

De acordo com a presidente do Consea Alagoas, Silvia de Souza Campos, a participação dos representantes do poder público estadual e da sociedade civil organizada é imprescindível para que haja evolução nas discussões em todo o Estado. “Precisamos unir nossas forças para que possamos chegar a resultados satisfatórios para a sociedade”, ressalta.

Política Pública – Segurança Alimentar e Nutricional é uma política pública do Estado que se caracteriza por ações planejadas para garantir a oferta e o acesso aos alimentos para a sociedade, promovendo a nutrição e a saúde. A Política de Segurança Alimentar e Nutricional, além de trabalhar sob uma concepção abrangente e intersetorial, está orientada por dois princípios: o direito humano à alimentação e a soberania alimentar.

Um canal importante para efetivação dessa política é a articulação entre sociedade civil organizada e poder público, em seus diferentes setores ou áreas de ação – saúde, educação, assistência social, meio ambiente, trabalho e renda, agricultura, dentre outros — e em diferentes esferas — produção, comercialização, controle de qualidade, acesso e consumo, como base de sustentação e fortalecimento aos projetos e programas financiados pelos governos federal e estadual, no caso do Programa do Leite, a organização social das entidades e a prioridade do governo no orçamento público para 2009.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos