Aftosa preocupa deputado Sérgio Toledo

Arquico/ALESérgio Toledo mostrou precupação com situação do rebanho alagoano

Sérgio Toledo mostrou precupação com situação do rebanho alagoano

Em discurso realizado na sessão desta quarta-feira, 5, o deputado estadual Sérgio Toledo (PMN) parabenizou o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Edílson Maia, pela organização da Exposição Agropecuária de Alagoas, que reuniu cerca de 500 expositores e aproximadamente dois mil animais, entre bovinos, eqüinos e caprinos. Durante seu discurso o deputado se mostrou preocupado com as dificuldades que o setor sofre em Alagoas com a zona de risco da aftosa, já que a agropecuária é o segundo setor que mais emprega.

"Sei das dificuldades que Alagoas sofre com a área de risco desconhecida, vejo que estamos dando um passo positivo para que nosso Estado saia da zona de risco", disse Toledo. Ainda segundo Toledo, o trabalho que vem sendo realizado prevê que Alagoas consiga sair da zona da febre aftosa até março de 2009, mas para isso a secretaria de agricultura precisa preparar todos os relatórios dos últimos três anos, organizar as regionais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), ter o controle de saída e entrada dos animais e movimentação, como também a estruturação e fiscalização dos escritórios da Adeal no Estado. Os outros itens necessários para que Alagoas saia da zona de risco já atende as exigências feitas pelo Ministério da Agricultura.

"O governo do Estado contratou um técnico do Mato Grosso para detectar as falhas e quais os procedimentos corretos para livrar Alagoas da aftosa. Fazendo essa analise geral o Estado pode solicitar uma auditória ao Ministério da Agricultura, e uma vez que não exista nenhuma pendência, as barreiras para o comércio agropecuário de Alagoas serão liberadas", enfatizou Toledo.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos