Arquivo Público recebe acervos em Seminário

O governador Teotonio Vilela Filho e o secretário chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, estarão presentes durante a solenidade que oficializará o recebimento de transferências e doações de documentos do período de 1964 a 1985, referentes ao tema da repressão e da resistência política no Brasil nos tempos da Ditadura Militar. O acervo focado nas informações e fatos ocorridos em Alagoas será repassado no Seminário Memórias Reveladas: Lutas Políticas em Alagoas, que acontece nesta terça-feira, 11, no auditório Aquatune, no Palácio República dos Palmares, a partir das 10h.

Para o secretário Chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, “o incremento do acervo do Arquivo Público do Estado com as doações e transferências representam a reconstrução da memória recente de Alagoas e do país”.

Na lista de documentos que serão transferidos ou doados para o Arquivo Público de Alagoas consta, por exemplo, a devolução de um acervo composto de fichas e fotografias de algumas pessoas cadastradas pelo extinto Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), dos anos entre 1941 a 1980, que estava sob a guarda da UFAL.

O diretor do Arquivo Público do Rio de Janeiro (APERJ), prof. Paulo Knauss, fará doação digitalizada de um dossiê sobre Alagoas, oriundo do extinto DOPS do Rio de Janeiro, relativo ao período de 1964 a 1985, cujos suportes originais permanecerão sob guarda do APERJ. Documentos referentes à reabertura democrática do Brasil, oriundos dos partidos de esquerda, e referentes à nossa história afro-descendente, também serão doados ao arquivo dos professores Sávio de Almeida e Geraldo de Magella.

No mesmo dia, o evento também acontece durante a noite no auditório do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, na Universidade Federal de Alagoas, a partir das 19h. Na ocasião acontecerá uma mesa redonda com o tema “Memórias Reveladas: Abertura dos Arquivos das Lutas Políticas no Brasil” com a participação do diretor do Arquivo Público do Rio de Janeiro, professor Paulo Knauss; do professor da UFAL, Alberto Saldanha; e do professor da UFAL e presidente do Fórum Pró-Arquivos, Fernando Medeiros.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos