Dia mundial contra diabetes com atividades

Google/IlustraçãoGoogle/Ilustração

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio da Coordenação do Programa de Hipertensão e Diabetes e Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), vem realizando durante toda a semana,em 18 Unidades de Saúde da Atenção Básica do Município, Ações de Prevenção da Hipertensão e Diabetes e Promoção de Saúde.

Essas atividades marcam esta sexta-feira, 14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes. O tema da Campanha/2008 é: Nenhuma Criança deveria morrer de Diabetes. Em lembrança À data, a SMS através do DAS, da Coordenação do Programa de Hipertensão e Diabetes e da Unidade de Saúde do PAM Dique Estrada preparam uma programação diversificada de prevenção e controle do diabetes e da hipertensão para a população que acontecerá no CRAS Cacilda Sampaio.

A ação conta com a parceria de instituições públicas e privadas contando também com a participação de profissionais de educação física, medicina, nutrição e enfermagem da UFAL, assistentes sociais da Unidade de Saúde Dique Estrada e do CRAS Cacilda Sampaio. Além de fisioterapeutas, auxiliares de enfermagem, geriatras da Fundação Brasil de Apoio ao Idoso (FUNBRASIL), acadêmicos da área de saúde e profissionais de dança.

Durante esta semana nas 18 Unidades de Saúde Municipais de Atenção Básica, o tema em questão vem sendo trabalhado com palestras, peças teatrais, testes de glicemia, verificação de pressão arterial, café da manhã saudável, além de orientação aos usuários sobre o que é diabetes, sintomas, tratamento e prevenção da doença. Também são fornecidos cartões para acompanhamento de diabéticos e hipertensos.

Em Maceió existem 5.266 pacientes cadastrados no Sistema de Informação (SIS) Hiperdia, um sistema de cadastro que reúne o número de usuários hipertensos e diabéticos atendidos nas Unidades de Atenção Básica.

Para o secretário da SMS, Francisco Lins, o objetivo maior é conscientização da população e o rastreamento de novos casos. “O perfil dos portadores diabéticos são pessoas com mais de 40 anos. Daí a necessidade de se investir nos cuidados já na infância. O recomendável é fazer um acompanhamento de verificação da glicemia capilar, e ter hábitos de vida saudável com a prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada”, alerta.

Fonte: Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos