Museu se ilumina de azul contra a Diabetes

Priscylla Régia/Alagoas24HorasMuseu Théo Brandão foi o prédio escolhido em Alagoas para simbolizar a luta contra diabetes

Museu Théo Brandão foi o prédio escolhido em Alagoas para simbolizar a luta contra diabetes

Nesta sexta-feira, 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes está sendo comemorado de uma forma especial, com a cor azul iluminando prédios públicos e monumentos em várias cidades do planeta. Em Maceió, o prédio escolhido para simbolizar a luta contra a doença foi o Museu Théo Brandão, na Avenida.

A partir das 18h de hoje, quem passar pelo Museu poderá observar a iluminação azul, que é a cor símbolo dessa luta, enfeitando todo o prédio e chamando a atenção para a doença que, segundo a Organização Mundial da Saúde tem proporções de epidemia. No Rio de Janeiro, o monumento escolhido para ser iluminado pelo azul é o Cristo Redentor; em Lisboa é o Teatro Municipal e em Sydney, na Austrália, é o teatro Opera House.

Durante esta semana a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 18 Unidades de Saúde da Atenção Básica do Município, ações de prevenção da hipertensão e Diabetes, palestras, peças teatrais, verificação de pressão arterial, testes de glicemia. Este ano, tema do Dia Mundial é “Diabetes em Crianças e Adolescentes”.

No dia 16 de novembro, domingo, acontece atividade externa na orla marítima, na Avenida Sílvio Viana, com uma tenda montada em frente a Márcio Raposo Imóveis, para verificação do diabetes.

Dados

Em Maceió existem 5.266 pacientes cadastrados no Sistema de Informação (SIS) Hiperdia, um sistema de cadastro que reúne o número de usuários hipertensos e diabéticos atendidos nas Unidades de Atenção Básica.

O Diabetes Mellitus é causa de mortalidade, insuficiência renal, amputação de membros inferiores, cegueira e doença cardiovascular. Pesquisas indicam que há cerca de 250 milhões de pessoas com Diabetes em todo o mundo. Atualmente, em Alagoas, a estimativa é de que existam em torno de 90 mil portadores de Diabetes Mellitus tipo 2, e 9.900 portadores de Diabetes Mellitus tipo 1.

Fonte: Com Assessorias

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos