Prêmio BB/Petrobras premia jornalismo de AL

Dezenas de jornalistas, além de estudantes, empresários da comunicação, autoridades e outros convidados participarão neste sábado do Prêmio Banco do Brasil Petrobras de Jornalismo, o maior evento da imprensa alagoana. A solenidade, na qual serão entregues troféus e R$ 24 mil em dinheiro para os autores das melhores reportagens produzidas entre 2007 e 2008, terá início às 21 horas, no Espaço Pierre Chalita.

Já confirmaram presença o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murilo de Andrade, o vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Audálio Dantas, e o representante do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), Ricardo Melo. Nas áreas institucional e empresarial, participarão representantes do governo do Estado, Prefeitura de Maceió, Banco do Brasil e Petrobras, entre outros.

Esta é a 19ª edição do prêmio, pioneiro na área de comunicação do Estado. Realizado pelo Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, com o patrocínio do Banco do Brasil e Petrobras, ele vai agraciar os jornalistas que produziram os melhores trabalhos nas categorias Reportagem Impressa, Fotografia, Reportagem de TV, Design Gráfico, Informação Política/Econômica, Informação Esportiva/Cultural/Turística e Assessoria de Imprensa. O profissional que produziu, entre todas as categorias, o trabalho de maior qualidade, receberá o prêmio principal, no valor de R$ 6.500,00.

Mais de 90 jornalistas, com 245 trabalhos inscritos, concorrem aos prêmios deste ano. São profissionais da Gazeta de Alagoas, Tribuna de Alagoas, TV Gazeta, TV Pajuçara, TV Educativa, O Jornal e TV Alagoas, entre outros veículos de comunicação. As categorias Reportagem Impressa e Reportagem de TV são as mais disputadas, com 99 trabalhos. Além da premiação aos jornalistas, também há uma categoria especial para estudantes, que concorrem ao Prêmio Freitas Neto.

Na solenidade festiva deste sábado, 22, o Sindicato dos Jornalistas, o Banco do Brasil e a Petrobras estarão homenageando, ainda, o jornalista alagoano Audálio Dantas, vice-presidente da ABI. Ele receberá a Medalha Denis Agra em reconhecimento ao seu trabalho de organização dos jornalistas, pela democratização da comunicação, em defesa da liberdade de imprensa e por sua contribuição ao jornalismo alagoano e brasileiro.

Os jornalistas também vão aproveitar a 19ª edição do Prêmio Banco do Brasil Petrobras de Jornalismo para lançar o livro “Formação Superior em Jornalismo – Uma exigência que interessa à sociedade”, no qual estão diversos artigos de profissionais da área, debatendo a exigência do diploma para o exercício da profissão. Em sua segunda edição, o livro já foi lançado em diversos estados do Brasil, sendo incorporado na campanha nacional dos jornalistas em defesa do diploma e da regulamentação profissional.

Fonte: Sindjornal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos