Urologistas reagem a comunicado do Inca

AssessoriaUrologistas alagoanos discordam da orientação do Inca

Urologistas alagoanos discordam da orientação do Inca

Um comunicado do Instituto Nacional do Câncer (Inca) sobre os exames de próstata causou mal-estar entre os membros da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), dentre eles o médico alagoano Mário Ronalsa.

O comunicado considerava desnecessário a massificação dos exames junto à população como política de saúde pública. O documento vai de encontro à luta dos urologistas, que preconizam que homens acima dos 45 anos façam exames de toque retal (foto) e de dosagem do PSA para detecção do câncer de próstata.

"Uma doença que projeta cerca de 49 mil novos casos só este ano, não pode nem deve ser tratada de forma irresponsável”, desabafou Mário Ronalsa, coordenador do Serviço de Urologia da Santa Casa.

“Nos anos 1970, cerca de 70% dos homens chegavam aos consultórios já em estágio terminal. Graças à nossa luta e à mídia, o câncer é diagnósticado hoje cada vez mais cêdo, com índice de cura de 90%”, concluiu.

Fonte: Ascom Santa Casa