Dia Mundial de luta contra a Aids

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de DST/Aids, realiza na próxima segunda-feira (1º) ações de saúde para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A programação foi iniciada no dia 27 de novembro e se estende até o dia 5, com a campanha nacional, que tem como tema em Maceió "Prevenção não tem idade. A camisinha protege você da Aids".

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, a pre-venção é a única forma sábia que a população deve seguir. "A prevenção deve ser seguida por todos nós. Não importa nossa idade. Usar a camisinha deve se tornar rotina no nosso dia-a-dia. Só assim evitaremos o pior", alerta.

A ação foi organizada para refletir sobre a epidemia da Aids e definir estratégias técnicas e comportamentais para seu enfrentamento, a campanha de prevenção em Maceió realizou na sexta-feira (28), no Sesc Poço, o Encontro de Adolescentes Promotores de Saúde. No domingo (30), haverá panfletagem na Pajuçara; Dia 1º de dezembro, panfletagem em torno dos semáforos do Centro, além de ações que serão realizadas no calçadão do comércio, das 9h às 16h, com orientação coletiva de prevenção às DSTs/Aids, testagem e aconselhamento para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de palco para apresentações artísticas.

"O momento é importante para Maceió. É uma oportunidade para que todos tenham a consciência que o melhor é prevenir. As equipes estão prontas para informar e tirar todas as dúvidas que forem necessárias", diz a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Sandra Gomes.

O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi criado em 1988, durante Encontro Mundial de ministros de Saúde, em Londres, com a participação de 140 países. O objetivo da data é mobilizar governos, sociedade civil, portadores do HIV e outros segmentos da população para uma reflexão sobre a epidemia. A data simboliza, também, a solidariedade entre as pessoas e a luta contra o estigma e a discriminação.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos