Alagoas vai ganhar 24 novas agências do INSS

Depois de vários entendimentos entre o senador Renan Calheiros (PMDB/AL) e o ministro da Previdência, José Pimentel, está confirmado. Mais de 20 municípios de Alagoas vão receber, até o ano que vem, novas agências do INSS para melhor atender a população, principalmente do interior.

As unidades serão construídas nas cidades de Joaquim Gomes, Atalaia, São Luiz do Quitunde, Junqueiro, Traipu, Campo Alegre, Teotônio Vilela, Cajueiro, Marechal Deodoro, Igreja Nova, Matriz do Camaragibe, Limoeiro de Anadia, Craíbas, São José da Laje, Igaci, Feira Grande, Boca da Mata, Pilar, Piranhas, São José da Tapera, Maragogi, Coruripe, Mata Grande e São Sebastião.

A notícia é importante para a economia do estado porque a Previdência Social é a principal fonte de renda na maioria dos municípios de Alagoas.

Aumento

O senador Renan voltou a defender uma “fórmula responsável e criativa” que permita a atualização dos benefícios da Previdência em todo o País. Para o parlamentar, hoje, não há relação atuarial entre contribuição e benefício. E Renan culpa o chamado fator previdenciário pela defasagem das aposentadorias: “A lógica do fator previdenciário é perversa. O correto seria mesmo revogá-lo”, defendeu.

No Senado, já foi aprovada uma proposta, que se encontra na Câmara dos Deputados, acabando com o fator previdenciário e propondo um reajuste dos benefícios. Renan considera que, se não for encontrada uma saída que aumente as aposentadorias, “… a sociedade brasileira acabará pagando pelo fracasso do sistema, sendo obrigada a migrar para um sistema privado!”, disse. O senador alagoano completou: “Isto repercute dolorosamente sobre os 40 milhões de segurados que ainda imaginam poder se aposentar com dez salários mínimos, se contribuírem pelo teto de salário de contribuição, quando o teto é de R$ 3.038,99”.

Para Renan, o fator previdenciário prejudicou o país, os trabalhadores, os cidadãos de bem e certamente atingirá mais duas gerações de brasileiros, que se aposentaram ou recebem pensão. Acabou com a previdência dos sonhos e o ideário de uma velhice feliz e tranqüila. Transformou-a em um horizonte de incertezas que corrompe, desfigura e diminui a proteção social.

Renan voltou a declarar apoio ao projeto de lei complementar que cria o novo sistema de inclusão previdenciária para os microempreendedores, já aprovado no Senado Federal. “Com ele, serão beneficiados dez milhões de autônomos, como feirantes, camelôs, sacoleiros, pipoqueiros, cabeleireiros, borracheiros e outros profissionais hoje lamentavelmente na informalidade”, afirmou.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos