Escola e igreja do Baldomero são reativadas

Após cerca de um ano com as atividades paralisadas em decorrência da superlotação e depredação da unidade prisional, a direção do Presídio Baldomero Cavalcanti retoma na tarde desta quarta-feira, 10, as atividades educacionais e religiosas no presídio. De início, 40 reeducandos irão formar as duas turmas de alfabetização.

O espaço destinado à escola esteve ocupado por quase um ano por reeducandos da unidade prisional após a desativação de um dos módulos depredados durante uma rebelião. A mesma situação aconteceu na igreja do presídio, que passou a ter as celebrações e cultos realizados dentro dos módulos.

Para o gerente-geral da unidade, capital Alex Di Martella Orsi, a desocupação do espaço e a reativação das atividades educacionais e religiosas fazem parte da meta de ressocializar o apenado. “Mesmo com a grande população carcerária não podemos permitir que a educação carcerária seja prejudicada. Estamos iniciando os trabalhos com duas turmas, mas a previsão para o próximo ano é de atender um maior número de reeducandos”, destacou.

As aulas das duas turmas de alfabetização serão realizadas no período da tarde. Durante a manhã, o espaço irá funcionar com aulas de informática básica e pintura para os detentos.

Para o próximo ano, a expectativa é de que a partir do mês de março tenha início ao novo ano letivo na unidade prisional com aulas através do programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação.

A reabertura das atividades educacionais e religiosas no Baldomero Cavalcanti acontece nesta quarta-feira, às 15 horas, e vai contar com a presença do intendente-geral do Sistema Penitenciário, tenente-coronel Luiz Bugarin, o promotor de Execução Penal, Flávio Gomes, a diretora de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Teresa Braga, além dos reeducandos que fazem parte das turmas de alfabetização.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos