‘Combate às drogas não pode ser só caso de polícia’, diz general Paulo Roberto Yog

Luis Vilar/Alagoas24horasLuis Vilar/Alagoas24horas

O secretário Nacional de Políticas sobre Drogas e presidente do Fundo Nacional Antidrogas, general Paulo Roberto Yog de Miranda Uchôa disse – em entrevista durante a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) – que o problema das drogas não pode ser visto apenas como um caso de polícia e que é necessária efetiva participação da sociedade e de políticas eficientes no sentido de prevenção.

Paulo Roberto Yog veio à cidade de Maceió para participar da inauguração da Fazenda da Esperança, representando o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A solenidade acontece no sábado, 20, às 14h, em Poço das Trincheiras, com a presença do governador Teotonio Vilela Filho. No entanto, nesta sexta-feira, Yog já participou de uma solenidade no Quartel Geral da PM e se reúne com Vilela, logo mais, no Palácio República dos Palmares.

O general visita Alagoas poucos dias depois da Polícia Federal divulgar que o comércio do crack – uma das substâncias apreendidas diariamente pela PM – arrecada R$ 100 mil por ano no Estado. A previsão é que em 2009, este valor suba para R$ 200 mil. Para Paulo Roberto Yog, só se combate o tráfico de droga com ações integradas e direcionadas. “É preciso articular melhor e estudar formas de agir com eficiência. A questão das drogas não pode ser vista apenas como sendo de polícia”, destacou.

Paulo Roberto Yog lembrou a importância das políticas sociais como forma de prevenção, mas também ressaltou a importância da presença da sociedade e de investimentos em políticas de tratamento do dependente químico. “É preciso ressaltar a participação dos segmentos como escolas, igrejas e a própria formação de jovens, como acontece aqui hoje no Proerd”, destacou.

Às 14 horas, Paulo Roberto Yog participa ainda de uma audiência pública, em palácio, para definir como emergencial a prevenção antidrogas em Alagoas e discutir como o Fundo Nacional Antidrogas pode ajudar o estado.

O evento vai contar ainda com a presença de deputados estaduais e da União de Vereadores de Alagoas (UVEAL). Na oportunidade, serão entregues cinco carros para as comunidades terapêuticas e ainda será oficializada a entrega de dois veículos para a Diretoria de Prevenção e Assistência à Dependentes Químicos, da Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos.

Durante audiência em palácio, o general também vai entregar à Secretaria de Educação 2 mil vagas para educadores, do curso online oferecido pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos