Saúde quer reativar 96 leitos no HU

AssessoriaAssessoria

Gestores da saúde do Estado e do município de Maceió discutiram esta semana, na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a implantação das metas apontadas durante o alinhamento estratégico com técnicos do Ministério da Saúde (MS) e representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). No encontro, eles debateram como será desenvolvido o plano de ação integrado, visando o fortalecimento da Atenção Básica, a ampliação do acesso aos serviços de média e alta complexidade e a reativação dos 96 leitos no Hospital Universitário (HU).

Na ocasião, os secretários-adjuntos da Saúde do Estado e do Município de Maceió, Herbert Motta e Vera Elias, respectivamente, avançaram nos entendimentos para a ampliação dos horários dos postos de saúde, que na avaliação de ambos podem funcionar em tempo estendido. "Tendo essa retaguarda, certamente os pais que trabalham durante o dia vão poder contar com essa assistência na hora que eles retornarem do trabalho. Trata-se de uma medida que contribui para diminuirmos a procura em nossas unidades", explicou Motta.

Ele também antecipou que o Governo do Estado e o MS vão implantar 15 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), sendo 10 para Maceió e outras cinco distribuídas no interior do Estado.

Para Vera Elias, a integração com o Estado está evoluindo bem, principalmente quando as ações ocorrerão de forma conjunta. Na avaliação da gestora municipal, "o objetivo consiste em melhorar o atendimento e ampliar os serviços prestados à população".

O diretor-geral do HU, Paulo Teixeira, que também participou dessa reunião, disse que a unidade está pronta para participar dessa integração entre Estado e Município. "O primeiro passo está sendo dado e é muito importante porque estou vendo os esforços dos dois gestores", testemunhou.

Fonte: Assessoria Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos