Sapatada em Bush:

Efe, em Ancara

O episódio em que o repórter iraquiano Muntader al Zaidi, 29, atirou seus sapatos contra o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, já rendeu 300 mil novos pedidos daquele modelo ao fabricante, a empresa turca Baydan Shoes Company. O estouro de pedidos foi divulgado nesta quinta-feira (19) pela imprensa turca.

O presidente da empresa, Ramazan Baydan, disse que o modelo, chamado de "Código 271", agora foi rebatizado pelas pessoas como "sapato do Bush". "Só ao Iraque exportamos 15 mil pares. Os sapatos podem parecer brutos, mas um par pesa 600 gramas e os vendemos no Iraque por US$ 27 [R$ 64]."

O empresário explicou que, após reconhecer seu sapato no modelo que o jornalista iraquiano jogou contra Bush, sentiu-se entusiasmado e ligou para o sócio no Iraque para confirmar que tratava-se de um de seus modelos. "Desenhei esse modelo há dez anos. Nunca virou moda. Agora se transformou em um símbolo de ‘democracia’ para o povo do Iraque e me sinto emocionado por isso", declarou.

O empresário acrescentou que cerca de 1.800 pares do "sapato de Bush" foram enviados aos EUA.

O plano dele, agora, é iniciar uma campanha publicitária no Iraque com cartazes que digam: "Adeus Bush; Bem-vinda, Democracia". Ele anunciou ainda que dará sapatos para a família de Ziadi, já que a ação do repórter foi muito boa para seu negócio. O empresário disse que aprovou o protesto de Zaidi. "Eu teria feito o mesmo nessas condições."

Sapatada

Bush falava a jornalistas ao lado do primeiro-ministro do Iraque, Nuri al Maliki, quando Zaidi se levantou, a cerca de um metro de distância do americano, e gritou, em árabe: "este é seu beijo de despedida, cachorro". Bush conseguiu desviar dos sapatos antes de o jornalista ser contido por seguranças e levado para fora da sala.

Logo que Zaidi foi retirado, Bush minimizou o incidente e continuou respondendo perguntas. Dias depois, ele pediu que as autoridades iraquianas não sejam severas demais com Zaidi.

No Iraque, atirar um sapato contra alguém é considerado um grande insulto, pois significa que o alvo é inferior a um sapato, sempre em contato com o chão e a sujeira.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos