Vilela promete mais Educação, Saúde e Segurança em 2009

O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) fez um balanço de seu segundo ano à frente do Poder Executivo de Alagoas, na manhã de hoje, em entrevista a uma rádio local. De acordo com Vilela, o Estado tem avançado e “já retomou os trilhos do desenvolvimento”. Com isto, o governador prometeu mais investimentos na Educação, Saúde e Segurança em 2009.

Teotonio Vilela Filho voltou a frisar que no início de sua gestão “Alagoas era um Estado endividado, sem credibilidade e com os piores indicadores sociais do Brasil”. “Nós trabalhamos muito para resgatar a confiança e saímos pelo país a fora para convencer os empresários a investirem em Alagoas”, salientou o governador. De acordo com ele, o Estado colhe agora os frutos desta empreitada.

“São 50 novas indústrias que estão se instalando no nosso Estado, além de 30 novos hotéis, dois grandes shoppings, várias lojas, e uma grande ferrovia sendo reativada”, comemorou o governador. Teotonio Vilela Filho frisou que estes investimentos significam – na visão dele – aumento de geração de emprego e renda. “Se há emprego, há uma melhora significativa em Educação, Saúde e Segurança”, concluiu Teotonio Vilela Filho.

O governador ressaltou ainda o que foi arrecadado com o Leilão da Petrobrás e a renegociação da dívida de Alagoas. “São R$ 430 milhões para serem investidos em 2009 e 2010. Com isto faremos duplicação de estradas, estradas novas, além das obras do PAC. Algumas já estão em andamento. Vamos trabalhar na reurbanização da orla lagunar, com habitações cidadãs para os moradores da favela que fica naquele local, para que possamos retirá-la dali. Já estamos construindo casas no Benedito Bentes e trabalhando em obras de saneamento. Maceió tem recebido obras importantes”, explicou o chefe do Executivo.

Teotonio Vilela disse também que pretende – em 2009 – aproveitar os concursados da segurança pública que ainda não assumiram. De acordo com o governador, são 800 novos policiais que devem integrar a frota. Vilela são não estipulou prazo para que isto ocorresse. “Não depende só do governo. Estamos aguardando o Estado se alinhar dentro do limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, destacou.

O governador ainda analisou a relação tensa que mantém com o funcionalismo público. “Sabemos disto, mas Alagoas foi o Estado que mais deu aumento de salário aos servidores. Foram R$ 46 milhões a mais por mês. Trabalhamos dentro do nosso limite. No caso dos professores, honramos a isonomia e saímos na frente ao pagarmos o piso nacional. Algumas distorções ainda há e vamos corrigir assim que possível. No caso da greve da Uneal, acho que falta diálogo. Já foi fechado um acordo e assim que o Estado tiver condições será dado o aumento com efeito retroativo”, frisou Vilela.

Ao fim da entrevista, o governador ainda conclamou os alagoanos a “acreditarem em Alagoas”. “Em 2009, Alagoas terá mais Saúde, Educação e Segurança. Firmamos o pacto pela educação, equipamos os policiais e estamos trabalhando. Alagoas retomou o desenvolvimento”, finalizou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos