Hemoal necessita de doadores de sangue para estabilizar estoque

AssessoriaHemoal garante atendimento

Hemoal garante atendimento

Durante o feriadão da virada de ano o consumo de sangue em todos os mini-pronto socorros, hospitais e na Unidade de Emergência Dr. Armando Lages voltou a triplicar, deixando o estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) desestabilizado. Por essa razão, a coordenação do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) faz um apelo à sociedade para que possa comparecer à instituição e candidatar-se à doação.

A preocupação da coordenação geral diz respeito, justamente, à diminuição no estoque de sangue com tipagem negativa. Isso porque, a procura pelos fatores RH negativos é maior, principalmente do sangue tipo O que é doador universal, ou seja, qualquer pessoa pode recebê-lo.

Para se ter idéia do grande consumo de sangue durante os três dias do feriadão, apenas a Unidade de Emergência Dr. Armando Lages necessitou de 164 bolsas de sangue e, como cada uma pode salvar até três vidas, presume-se que mais de 492 pessoas tenham recebido transfusões. Fato que evidencia a necessidade de candidatos à doação para que se evite um colapso na Hemorrede Pública de Alagoas.

Apelo

“Fazemos um apelo à sociedade para que possa comparecer ao Hemoal, mesmo aqueles que estão de férias. A demanda tem aumentado muito nos últimos dias, devido à incidência de acidentes de trânsito e ao envolvimento de pessoas em conflitos, os quais resultam em vítimas de armas de fogo e branca”, observa a coordenadora do Hemoal, médica Alexandra Ludugero.

Ainda segundo Alexandra Ludugero, o Hemoal estará aberto até sexta-feira, das 7 às 19 horas e, no sábado, das 8 até o meio dia. Ela lembra, no entanto, que os interessados em tornarem-se doadores de sangue devem ter entre 18 e 65 anos de idade e pesar, no mínimo, 50 kg, além de não terem contraído doença de chagas, AIDS, sífilis e hepatite após os 10 anos. “Também é imprescindível que os candidatos à doação compareçam ao Hemoal portando um documento de identificação com foto, além de estarem bem alimentados e, quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, é estipulado um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres”, esclarece.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos