Embaixador da Espanha estreita laços com Maceió

Secom/MaceióEmbaixador da Espanha tem planos para Maceió

Embaixador da Espanha tem planos para Maceió

A visita do embaixador da Espanha, Ricardo Peidró, e do coordenador-geral de Cooperação Espanhola, Pedro Flores, a Maceió pode resultar numa linha de doação para a cidade. Hoje pela manhã, eles estiveram reunidos com o prefeito Cícero Almeida – que estava acompanhado dos secretários de Cultura, Marcial Lima, e de Turismo, Claudia Pessôa – e pediram que fosse elaborado um projeto na linha de infra-estrutura e saneamento.

"Temos interesse em oferecer uma linha de doação nessa área", disse o embaixador Ricardo Peidró. Ele quis saber detalhes sobre a questão do saneamento da Capital, assim como as condições de balneabilidade das praias de Maceió. O embaixador também parabenizou o prefeito Cícero Almeida pela prioridade que está dando na área social e pela iniciativa que teve em investir na saúde da população mais carente, quando exerceu os cargos de vereador e deputado estadual.

Durante a visita de cortesia, o prefeito Cícero Almeida fez um balanço das obras que foram realizadas em sua gestão e as que ainda serão. Dentre as que serão executadas, ele enfatizou a construção do Conjunto Cidade Verdejante – que contemplará os moradores das favelas localizadas em Jaraguá e próximo ao Aeroporto Zumbi dos Palmares.

Ele citou, ainda, o projeto de criar uma companhia municipal para concorrer com a Casal e, dessa forma, melhorar o índice de saneamento de Maceió e enfatizou a melhoria na parte de infra-estrutura.

"Já conseguimos avançar de 15% a 20% neste setor", afirmou. Quando chegaram à sede da Prefeitura, os dois representantes do governo espanhol foram recepcionados pelo Pastoril Menino Jesus, formado por moradores da Cambona e do Bom Parto. Após a reunião, eles receberam do prefeito Cícero Almeida duas peças do artesanato alagoano: o bumba-meu-boi e um sertanejo.

Estado

O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) determinou um estudo imediato de viabilidades para que Alagoas firme um termo de cooperação técnica com o governo espanhol nas áreas do turismo, agricultura e cultura. O assunto foi tema do encontro ocorrido nesta manhã, com os representantes espanhóis, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas.

“A área do turismo poderá ser o chamariz e o portal de entrada para que o Estado viabilize a cooperação técnica com a Espanha. Para isso, já recebi a garantia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que Alagoas será prioridade na área do saneamento básico, principalmente no litoral”, ressaltou o governador.

Teotonio Vilela destacou ainda as potencialidades da pesca na região do Baixo São Francisco, e cultural, ao se referir à afinidade histórica dos alagoanos com os espanhóis na questão dos monumentos e acervos culturais. “Alagoas e Espanha têm raízes fincadas ao longo de nossa história”, completou o governador.

Em Alagoas, o embaixador espanhol cumpriu uma agenda de reuniões para discutir a viabilização de um intercâmbio nas áreas do turismo, agricultura e cultura. Durante dois dias, Ricardo Piedró se reuniu com os setores ligados ao planejamento e desenvolvimento econômico do governo e manteve encontros com representantes dos setores industrial e do comércio do Estado.

“Alagoas tem um imenso potencial para que se construa uma agenda de desenvolvimento. Para isso, pedimos ao governo do Estado a indicação das áreas prioritárias, para que possamos realizar um estudo de viabilidade técnica e avançar no intercâmbio entre o Estado e a Espanha”, frisou o embaixador Ricardo Piedró.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos